Docência, família e escola no ERE: arranjos e tensões no Programa Escola em Casa da SME de Uberlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.966

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial (ERE), Contexto educacional; Pandemia de Covid-19; Ensino remoto; família; professores.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a organização do trabalho docente e a
relação escola e família durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) conduzido no período
pandêmico. Para isto, foi analisado o Programa Escola em Casa desenvolvido na rede municipal de
ensino de Uberlândia, entre os anos de 2020 e 2021, por meio de pesquisa documental com
abordagem qualitativa. O acervo documental foi composto por materiais didáticos – videoaulas e
respectivos PETs - produzidos e disponibilizados para o 1º ano do Ensino Fundamental, e pelas
normativas municipais e federais que regulamentaram o ERE. Concluiu-se que os documentos
produzidos pelos gestores da SME de Uberlândia, durante a pandemia, idealizaram uma família que
teoricamente teria tempo e disponibilidade para acompanhar as crianças e fazer as mudanças
necessárias na casa para propiciar um bom ambiente de estudo, desconsiderando a realidade
vivenciada pelas classes menos favorecidas de estudantes em situações de vulnerabilidade, além de cercearem a autoria e autonomia docente no processo de organização do trabalho pedagógico.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial; família e escola; docência.

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Biografia do Autor

Aléxia Pádua Franco, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, alexia@ufu.br

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Jennyfer Deise Alves Rezende , Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, jennyfer.deise@gmail.com

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Leordina Ferreira Tristão Moraes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, leofinanceirococ@gmail

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Franco, A. P., Rezende , J. D. A., & Moraes, L. F. T. (2023). Docência, família e escola no ERE: arranjos e tensões no Programa Escola em Casa da SME de Uberlândia. EmRede - Revista De Educação a Distância, 10. https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.966

Edição

Seção

Dossiê - O Futuro da Educação na Transpandemia

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