Das tendências pedagógicas à didática na cibercultura: ou sobre a formação docente para um ensino on-line crítico multi-pluri intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.848

Palavras-chave:

Currículo., Didática., Cibercultura.

Resumo

Com este trabalho, apresenta-se um recorte das discussões teóricas e metodológicas no campo da Didática e do Currículo, visando listar alguns(as) dos(as) principais autores(as) brasileiros(as) e os debates basilares que ocorreram no período de 1982 a 2020. Busca-se resolver a seguinte problemática: dentre as tendências pedagógicas reconhecidas no cenário educacional, quais são aquelas que se mostram convergentes à discussão das tecnologias digitais da informação e da comunicação? A abordagem é qualitativa (WELLER; PFAFF, 2011), está orientada pelos critérios da pesquisa exploratória e bibliográfica, ancorada na vertente da etnopesquisa crítica e multirreferencial (MACEDO, 2000; 2008). Foram examinados três programações e quarenta anais, dos seguintes eventos: Colóquio Luso-Afro-Brasileiro, Endipe e reuniões da Anped. Ainda que parciais, considerando que a pesquisa se encontra em andamento, os resultados apontam que os(as) pesquisadores(as) vêm demonstrando uma necessidade urgente de superação da concepção liberal, acrítica e conservadora como modi operandi da formação docente para mobilização de práticas de ensino multi-pluri interculturais e antirracistas no interior das unidades escolares.

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Biografia do Autor

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil, jilvania.bazzo@ufsc.br

Doutora em Educação pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/UFBA), onde também realizou o Mestrado. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especializou-se ainda nesta instituição em Texto e Gramática por meio de curso lato sensu ofertado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Exerceu o magistério nas escolas do ensino fundamental e médio de 1992 a 2008. Ingressou na docência do ensino superior em 1999 e, atualmente, trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vinculada ao Centro de Ciências da Educação, área de Didática - no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN|CED|UFSC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e suas Multidimensões - GEPDiM.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Bazzo, J. L. dos S. (2022). Das tendências pedagógicas à didática na cibercultura: ou sobre a formação docente para um ensino on-line crítico multi-pluri intercultural. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–15. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.848