Das tendências pedagógicas à didática na cibercultura: ou sobre a formação docente para um ensino on-line crítico multi-pluri intercultural
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.848Palavras-chave:
Currículo., Didática., Cibercultura.Resumo
Com este trabalho, apresenta-se um recorte das discussões teóricas e metodológicas no campo da Didática e do Currículo, visando listar alguns(as) dos(as) principais autores(as) brasileiros(as) e os debates basilares que ocorreram no período de 1982 a 2020. Busca-se resolver a seguinte problemática: dentre as tendências pedagógicas reconhecidas no cenário educacional, quais são aquelas que se mostram convergentes à discussão das tecnologias digitais da informação e da comunicação? A abordagem é qualitativa (WELLER; PFAFF, 2011), está orientada pelos critérios da pesquisa exploratória e bibliográfica, ancorada na vertente da etnopesquisa crítica e multirreferencial (MACEDO, 2000; 2008). Foram examinados três programações e quarenta anais, dos seguintes eventos: Colóquio Luso-Afro-Brasileiro, Endipe e reuniões da Anped. Ainda que parciais, considerando que a pesquisa se encontra em andamento, os resultados apontam que os(as) pesquisadores(as) vêm demonstrando uma necessidade urgente de superação da concepção liberal, acrítica e conservadora como modi operandi da formação docente para mobilização de práticas de ensino multi-pluri interculturais e antirracistas no interior das unidades escolares.
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