Práticas de Ciberdocência e atos de currículos emergentes: vivências de cocriação no contexto pandêmico da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.871

Palavras-chave:

CIBERDOCÊNCIA, CURRICULO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO ONLINE

Resumo

Texto de apresentação do Dossiê, organizado por Kathia Marise Sales e Edmea dos Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kathia Marise Sales, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, kmarise2@gmail.com

Graduada (1989)em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador , Mestre(2002) na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora (2013) em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC, (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC) . Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com vínculo efetivo desde fevereiro/1996, tendo já desempenhado variadas atividades de ensino,pesquisa e extensão, bem como de gestão universitária nesta Universidade, incluindo a de Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil - UAB e de Pró-Reitora de Ensino de Graduação (02/2015 a 02/2018). Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB, desde fev/2014. Em dezembro de 2018 foi credenciada como Professora Colaboradora do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC), vinculada à Linha "Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação". Tem experiência na área de Educação como docente, coordenadora, consultora, avaliadora e gestora em diversas instituições, tendo atuado no ensino público municipal e estadual, e desempenhado várias funções técnico-pedagógicas na Educação Básica, antes do ingresso na Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Como pesquisadora seus temas de interesse são: TDICs e Educação: mediação e práticas pedagógicas; Educação on line; Construção e Difusão do Conhecimento, com foco na Cognição.

Edmea dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, edmeabaiana@gmail.com

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Durante o período de 2007 a 2018, foi professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor de graduação e no Programa Pós-Graduação em (PROPED/UERJ) linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais" Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER - Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na inicial e continuada de professores e formação. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

SALES, Kathia Marise e ALBUQUERQUE, Jader Cristiano. Práticas Híbridas dos Sujeitos Aprendentes - Uma proposição de Modelagem para análise das formas de hibridismo presentes nas instituições formativas. REVISTA PRÂKSIS, v. 2, p. 162-186, 2020.

SANTOS, Edméa. Escrevivências ciberfeministas e ciberdocentes. Narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022.

Downloads

Publicado

2022-05-01

Como Citar

Sales, K. M., & Santos, E. dos. (2022). Práticas de Ciberdocência e atos de currículos emergentes: vivências de cocriação no contexto pandêmico da COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–5. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.871