O engajamento nos estudos e o ensino remoto de emergência: uma pesquisa com estudantes universitários

Autores

  • Ana Carolina Motta de Macedo Grangeiro Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, anacarolgrangeiro@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4308-0250
  • Sabrina Figueiredo Borba Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, sabrinafigueiredo20.8@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4181-9437
  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, cacmattos@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3027-7479
  • Daniel Barbosa Cabral Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará, Brasil, danicabral@msn.com https://orcid.org/0000-0002-4978-9917
  • Cristiano Descovi Schimith Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, cristiano.schimith@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2545-942X

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.883

Palavras-chave:

Gestão acadêmica. Demandas e recursos. Ensino Remoto de Emergência. Engajamento nos estudos. UWES-S.

Resumo

Engajamento nos estudos é um tema emergente e central para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Fundamentado na perspectiva da psicologia positiva e originado no ambiente de trabalho, o engajamento é formado por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Ao considerar esses aspectos, estudantes engajados têm mais iniciativa e entusiasmo para enfrentar e superar os desafios acadêmicos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é comparar a intensidade do engajamento acadêmico entre estudantes satisfeitos e insatisfeitos com o Ensino Remoto de Emergência (ERE). A pesquisa, realizada no estado do Pará, empregou metodologia na forma de survey descritiva e transversal com a utilização do Utrecht Work Engagement Scale, na versão para estudantes (UWES-S-17). A amostra foi probabilística aleatória simples e contou com 252 questionários válidos. O tratamento dos dados foi quantitativo e utilizou técnicas descritivas, correlacionais e teste de hipóteses. Os resultados mostraram elevada consistência interna e o teste de hipóteses (Teste T) possibilitou identificar diferenças significativas no engajamento de estudantes satisfeitos (33,73%) e insatisfeitos (66,27%) com o Ensino Remoto de Emergência (ERE). As conclusões recomendam, além do aprofundamento dos estudos, a necessidade de estratégias que contribuam para equilibrar demandas acadêmicas e os recursos disponíveis para os estudantes e, assim, fortalecer o engajamento dos estudantes.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Grangeiro, A. C. M. de M. ., Borba, S. F. ., Mattos, C. A. C. de ., Cabral, D. B. ., & Schimith, C. D. . (2022). O engajamento nos estudos e o ensino remoto de emergência: uma pesquisa com estudantes universitários. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.883