Saberes docentes e educação na transpandemia: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.967

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Desigualdades digitais, Transpandemia

Resumo

O presente trabalho socializa a experiência de duas docentes da educação básica no contexto da pandemia de Covid-19, levando em consideração aspectos desafiadores na rede pública e privada de escolas de uma cidade do interior de Minas Gerais. A partir de considerações acerca dos Saberes Docentes, com um aporte teórico pautado em Garcia (2009), Nóvoa (2021), Pimenta (1999), Tardif e Raymond (2000), Tardif (2014) descrevemos os desafios inerentes à atuação docente no referido contexto e as ações tomadas pelas docentes, com o objetivo de promover uma reflexão crítica acerca dos saberes docentes e do enfrentamento perante as desigualdades digitais. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Os resultados demonstram a necessidade de adaptação constante do profissional docente e a urgência de incentivos na formação docente e na superação de obstáculos ao acesso às tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josy Helena Murcia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, josymurcia@gmail.com

.

Bruna Carla Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, brunacarla0905@gmail.com

.

Váldina Gonçalves da Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, valdina.costa@uftm.edu.br

.

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Murcia, J. H., Oliveira, B. C. R. de, & Costa, V. G. da. (2023). Saberes docentes e educação na transpandemia: um relato de experiência. EmRede - Revista De Educação a Distância, 10. https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.967

Edição

Seção

Dossiê - O Futuro da Educação na Transpandemia