METODOLOGIAS ÁGEIS PARA O GERENCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE EaD EM UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA

Autores

  • Silas Queiroz Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nikiforos Joannis Philyppis Jr. Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.325

Palavras-chave:

Desenvolvimento de e-learning, Métodos ágeis, Educação corporativa

Resumo

Este trabalho buscou relacionar as necessidades do gerenciamento do desenvolvimento de soluções educacionais a distância com as características das metodologias ágeis de gerenciamento de projetos a fim de possibilitar o seu uso para maximizar o sucesso dos treinamentos desenvolvidos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, em uma universidade corporativa, utilizando a documentação dos procedimentos da instituição, pesquisas internas e trabalhos científicos. Foram analisadas algumas abordagens ágeis de gerenciamento de projetos e a sua aplicabilidade no desenvolvimento de treinamentos a distância e, a partir das informações coletadas na instituição, foi possível definir o problema do gerenciamento do desenvolvimento de soluções educacionais e indicar possível solução.

 

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Biografia do Autor

Silas Queiroz Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em ciência da computação - UFBA
Especialista em gestão de projetos, programas e portfólios - UFRJ

Nikiforos Joannis Philyppis Jr., Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Economia Empresarial
Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ

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Publicado

2018-11-05

Como Citar

Silva, S. Q., & Philyppis Jr., N. J. (2018). METODOLOGIAS ÁGEIS PARA O GERENCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DE EaD EM UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 584–598. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.325