PROCESSOS DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Juliane Corrêa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.133

Palabras clave:

Formação a distância, formação em rede, formação contextualizada, ensino superior

Resumen

Este artigo traz uma problematização do que temos abordado em relação aos processos de formação a distância. Agrupa algumas experiências vividas em dois cenários: formações com sistemas integrados e formações contextualizadas em rede. Analisa dilemas e desafios decorrentes dos processos de formação a distância. Relata o processo de constituição e formação a distância do GIZ – rede de desenvolvimento de práticas de ensino superior/Prograd/UFMG. Por fim, considera que precisamos abordar aquilo que se encontra na experiência dos processos formativos, aquilo que nos inquieta, nos desafia.

 

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
500
Jan 28 '17Jan 31 '17Feb 01 '17Feb 04 '17Feb 07 '17Feb 10 '17Feb 13 '17Feb 16 '17Feb 19 '17Feb 22 '178
| |

Biografía del autor/a

Juliane Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Faculdade de Educação UFMG

Educação, Tecnologia, Comunicação

Citas

BELLONI, Maria Luíza. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE ENSINO SUPERIOR. Tendências de Educação Superior para o Século XXI. Brasília: UNESCO/CRUB, 1998.

CORRÊA, Juliane. Educação a distância – orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LITWIN, Edith. Educação a distância: uma nova agenda para o debate educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância – uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2001.

Publicado

2017-01-26

Cómo citar

Corrêa, J. (2017). PROCESSOS DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 3(2), 160–171. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.133