O USO DA PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Neila Santini de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES/RS http://orcid.org/0000-0002-5083-9432
  • Dilva Martins Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Karla Kristine Dames da Silva Instituto Federal do Rio de janeiro
  • Ana Zoé Schilling Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Carmem Lúcia Colomé Beck Universidade Federal de Santa Maria - Campus Santa Maria
  • Kátia Cristina Felippe Fundação Educacional Serra dos Órgãos - UNIFESO

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.158

Palavras-chave:

metodologias ativas de aprendizagem, ensino semipresencial, ativação de mudanças, formação em saúde

Resumo

Discute-se sobre as potencialidades e desafios da modalidade semipresencial em curso lato sensu que utiliza metodologias ativas de aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Trata-se de relato de experiência de tutores de um curso de especialização na educação a distância. O uso das tecnologias da informação e da comunicação em curso de pós-graduação baseado na problematização possibilitou a construção de conhecimentos articulados às práticas, e subsidiou propostas de intervenção inovadoras no trabalho em saúde. A experiência como tutores no desenvolvimento deste curso mostrou que ele foi um poderoso instrumento para a capacitação da prática docente em saúde, além de ter potencializado inovações na gestão e no cuidado em saúde.

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Biografia do Autor

Neila Santini de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES/RS

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde

Área: educação em enfermagem e saúde; saúde da criança e do adolescente; saúde da família.

Dilva Martins Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga do Núcleo de tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)

Karla Kristine Dames da Silva, Instituto Federal do Rio de janeiro

Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia

Ana Zoé Schilling, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Odontologia

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Enfermagem

Kátia Cristina Felippe, Fundação Educacional Serra dos Órgãos - UNIFESO

Professora do Curso de Medicina

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Publicado

2017-10-14

Como Citar

de Souza, N. S., Monteiro, D. M., Silva, K. K. D. da, Schilling, A. Z., Beck, C. L. C., & Felippe, K. C. (2017). O USO DA PROBLEMATIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(1), 220–234. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.158