O ENSINO DA ENFERMAGEM MEDIANTE O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Agnes Peruzzo Innocente Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) http://orcid.org/0000-0002-3560-3886
  • Sílvio César Cazella Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.275

Palavras-chave:

dispositivos móveis, m-learning, educação em enfermagem, tecnologia da informação

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão integrativa que objetivou identificar publicações científicas que abordassem o uso de dispositivos móveis como ferramentas de ensino por enfermeiros e estudantes de enfermagem. A revisão foi realizada a partir de uma única base eletrônica de dados, e foram incluídos os estudos publicados entre os anos 2012 e 2016. Dos 51 estudos revisados, 12 foram analisados. A despeito do número de publicações que tratavam de dispositivos móveis, verificou-se um número reduzido relacionando sua utilização com a educação dos indivíduos delimitados para o estudo. Todavia, há indicativos do grande potencial do uso dos dispositivos móveis no ensino, principalmente quando os indivíduos encontram-se geograficamente distantes de seus pares e mentores.

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Biografia do Autor

Agnes Peruzzo Innocente, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Enfermeira, especialista em oncologia, mestranda do curso de Pós-Graduação Stricto Senso em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Sílvio César Cazella, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Graduado em Informática, Mestre em Ciência da Computação, Doutor em Ciência da Computação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA). 

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

Innocente, A. P., & Cazella, S. C. (2018). O ENSINO DA ENFERMAGEM MEDIANTE O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UMA REVISÃO INTEGRATIVA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 113–122. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.275

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