WIKIPÉDIA, UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO?

Autores

  • Teresa Cardoso LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning Universidade Aberta (Portugal)
  • Filomena Pestana LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning Universidade Aberta (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.337

Palavras-chave:

Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Práticas Educacionais Abertas, Wikipédia

Resumo

A Wikipédia é incontornável quando se faz um busca na internet. Esta enciclopédia tem angariado nas instituições educativas ativos seguidores ou opositores gerando uma relação amor/ódio. Quer a academia, quer a Wikimedia Foundation têm vindo a estabelecer programas que se traduzem no envolvimento da comunidade acadêmica na sua edição trazendo vantagens para os intervenientes, seja por se traduzir numa maior qualidade, seja por se traduzir numa maior aquisição de competências por parte dos estudantes. Neste artigo integramos este fenômeno no âmbito da Educação Aberta em geral e nos open scholarship e open educational resources em particular, conceitos que caracterizamos para, posteriormente, refletir sobre a possibilidade de problematizar a Wikipédia enquanto recurso educacional aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMANTE, L. Tecnologias e Educação: novas possibilidades ou novas desigualdades?, 2013. Disponível em: <https://www.academia.edu/3561220/ Novas_Tecnologias_e_Educacao_ Humanizadora_Novas_Possibilidades_ou_ Novas_Desigualdades>. Acesso em: 29 dez. 2017.

AMIEL, T. Identifying barriers to the remix of translated open educational resources. The International Review of research in open and distributed learning, v. 14, n. 1, p. 126-144, 2013. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/ 1351/2448>. Acesso em: 3 dez. 2017.

AYCOK, J.; AYCOK, A. Why I love/hate Wikipedia: Reflections upon (not quite) subjugated knowledges. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, v. 8, n. 2, p. 92-101, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/JRhVGq>. Acesso em: 20 dez. 2017.

AYERS, P.; MATTHEWS, C.; YATES, B. How Wikipedia Works and How Can Be Part of It. San Francisco: Starch Press, 2008.

BATEMAN, A.; LOGAN, D. Time to underpin Wikipedia wisdom. Nature, n. 468, p. 359-360, 2010. Disponível em: <http://www.nature.com/nature/journal/v468/n7325/ full/468765c.html>. Acesso em: 12 fev. 2018.

BEETHAM, H., FALCONER, I., MCGILL, L., e LITTLEJOHN, A. Open Practices: a briefing paper, JISC 2012, 2012. Disponível em: <https://files.pbworks.com/download/ S4brBZB4DW/oersynth/58444186/Open%20Practices%20bri efing%20paper.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.

BOUTINET, J. Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

BROUGHTON, J. Wikipedia the Missing Manual. Sebastopol: Pogue Press O’Reilly, 2008.

BUTCHER, N. A Basic Guide to Open Educational Resources (OER). United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization e Commonwealth of Learning, 2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002158/215804e.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2018.

CARDOSO, G.; JACOBBETY P.; DUARTE, A. Para uma Ciência Aberta. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2012.

CARDOSO, T.; ALARCÃO, I.; CELORICO, J. Revisão da Literatura e Sistematização do Conhecimento. Porto: Porto Editora, 2010.

CAREY, T., DAVIS, A., FERRERAS, S., e PORTER, D. Using Open Educational Practices to Support Institutional Strategic Excellence in Teaching, Learning & Scholarship. Open Praxis, v. 7, n.2, pp. 161-171, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5944/ openpraxis.7.2.201>. Acesso em: 20 nov. 2017.

CARNEIRO, R. Educação: conservação ou mudança? Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2001.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. v. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

CLÍMACO, M. Avaliação de Sistemas de Educação. Lisboa. Universidade Aberta, 2005.

DIDDEREN, W.; SLOEP, P. OER and Informal Learning in Trend Report: Open Educational Resources 2013, surf, p. 15-20, 2013. Disponível em: <http://www.surf.nl/binaries/content/assets/surf/en/knowledgebase/2013/trend+report+oer+2013_en_ def+07032013+(lr).pdf>. Acesso em: 12 mar. 2018.

DOWNES, S. Models for Sustainable Open Educational Resources, 2006. Disponível em: <http://www.downes.ca/post/33401>. Acesso em: 12 mar. 2018.

DOWNES, S. Agents Provocateurs, 2010. Disponível em: <http://www.downes.ca/ post/54026>. Acesso em: 21 fev. 2018.

ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. v. 8. Great Britain: Encyclopaedia Britannica, LTD, 1959.

FALCONER, I.; MCGILL, L.; LITTLEJOHN, A.; BOURSINOU, E. Overview and Analysis of Practices with Open Educational Resources in Adult Education in Europe, European Commission, Brussels, 2013. Disponível em: <http://ipts.jrc.ec.europa.eu/ publications/pub.cfm?id=6744>. Acesso em: 20 dez. 2017.

GASPAR, I. Sistemas Educativos: princípios orientadores. In D. Carvalho, D. VilaMaior, R. Teixeira (Org.). Des(a)fiando Discursos. Lisboa: Universidade Aberta, 2005.

HALFAKER, A.; GEIGER, R.; MORGAN, J.; RIEDL, J.The Rise and Decline of an Open Collaboration System: How Wikipedia’s Reaction to Popularity Is Causing Its Decline. American Behavioral Scientist, v. 57, n.5, p. 664-688, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0002764212469365>. Acesso em: 30 nov. 2017.

HEAD, A.; EISENBERG, M. How today’s college students use Wikipedia for course-related research. First Monday, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: http://firstmonday.org/article/view/2830/2476. Acesso em: 12 nov 2017.

HYLÉN, J. Open Educational Resources: Opportunities and Challenges. OECD’s Centre for Educational Research and Innovation, 2006. Disponível em: <http://www.oecd.org/edu/ceri/37351085.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2017.

HYLÉN, J.; VAN DAMME, D.; MULDER, F.; D’ANTONI, S. Open Educational Resources: Analysis of Responses to the OECD Country Questionnaire. OCDE Education Working Paper 76, 2012. Disponível em: <http://www.oecd.org/officialdocuments/ publicdisplaydocumentpdf/?cote=EDU/WKP(2012)13&docLanguage=En>. Acesso em: 30 mar. 2018.

KNIGHT, C.; PRYKE, S. Wikipedia and the University, a case study. Teaching in Higher Education, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/>. Acesso em: 18 mar. 2018.

KNOX, J. Five Critiques of the Open Educational Resources Movement. Teaching in Higher Education, v.18, n.8, 2013. Disponível em: <http://www.research.ed.ac.uk/ portal/files/22241331/Five_critiques_proof.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2017.

LAURO, F.; JOHINKE, R. Employing Wikipedia for good not evil: innovative approaches to collaborative writing assessment. Journal Assessement & Evaluation in Higher Education, p. 1-14, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/ 02602938.2015.1127322>. Acesso em: 20 dez 2017.

LEITCH, T. Wikipedia U. Knowledge, Authority, and Liberal Education in the Digital Age. Maryland: Johns Hopkins University Press, 2014.

LÉVY, P. A Inteligência Colectiva. Para uma antropologia do ciberespaço. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIANG, L. A Brief History of the Internet from the 15th to 18th century. In: LOVINK, G.; TKACZ, N. (Ed.). Critical Point of View: A Wikipedia Reader, p. 50-62. Amsterdam: Institute of Network Cultures, 2011.

LIH, A. The Wikipedia Revolution. How a bunch of nobodies created the world’s greatest encyclopedia. Great Britain: Aurum Press, 2009.

LIM, S. How and Why Do College Students Use Wikipedia? Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 60, n. 11, p. 2189- 2202, 2009. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.21142/pdf>. Acesso em: 4 jan. 2018.

LITTLEJOHN, A. e PEGLER, C. Reusing Resources: Open for learning. Ubiquity Press, 2014. Disponível em: <http://www-jime.open.ac.uk/articles/10.5334/2014-02/>. Acesso em: 20 mar. 2018.

LUYT, B. The Inclusivity of Wikipedia and the Drawing of Expert Boundaries: An Examination of Talk Pages and Reference Lists. Journal of the American Society for Information Science and Techology, v. 63, n. 9, p. 1868–1878, 2012. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.22671/pdf>. Acesso em: 08 jan. 2018.

MACHADO, J. P. (Coord.). Grande Dicionário da Língua Portuguesa. Tomo IV. Sociedade de Língua Portuguesa. Lisboa: Amigo do Livro, Editores, Lda, 1981.

MCGREAL, R. Why Open Educational Resources are Needed for Mobile Learning, Increasing Access through Mobile Learning. 2014. Disponível em: <https://landing.athabascau.ca/blog/view/409724/quality-and-oer-a-response-to-david-wiley>. Acesso em: 24 dez. 2017.

MULDER, F.; JANNSEN, B. Opening up education. Trend Report: Open Educational Resources, SURF, p. 36-42, 2013. Disponível em: <https://www.surf.nl/binaries/ content/assets/surf/en/knowledgebase/2013/Trend+Report+OER+2013_EN_DEF+07032013+%28LR%29.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2017.

O’SULLIVAN, D. Wikipedia: A new community of Practice? Surrey: Ashgate Publishing Limited, 2009.

OCDE Giving Knowledge for Free. The Emergence of Open Educational Resources, 2007. Disponível em: <http://www.oecd.org/edu/ceri/38654317.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2017.

OKADA, A. Competências Chave para a Coaprendizagem na Era Digital. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.

OKADA, A.; BARROS, D. Ambientes virtuais de aprendizagem aberta: bases para uma nova tendência. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, v. 3, p. 20–35, 2010.

OLIVEIRA, R. e FERREIRA, J. Learning communities em pesquisa Google: o que nos devolve a rede. In: M. FLORES e F. FERREIRA (Org.). Currículo e Comunidades de Aprendizagem: Desafios e Perspetivas, p. 149-172. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012.

ORR, D.; RIMINI M.; VAN DAMME, D. Open Educational Resources: A Catalyst for Innovation, Educational Research and Innovation. Paris: OECD Publishing, 2015.

PESTANA, F. ; CARDOSO, T. A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração no Ensino Superior Online?, 2016. In: GOMES, C; FIGUEIREDO, M.; RAMALHO, H. ; ROCHA, J. (Coord). Atas do XIII Congresso SPCE Fronteiras, diálogos e transições na Educação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Escola Superior de Educação de Viseu – Viseu, 6-8 out. 2016, p. 1572-1581. Disponível em: <http://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/ XIII_SPCE_2016_atas_D.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2018.

PESTANA, F. A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online. 2014. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Aberta, Lisboa, 2014.

PESTANA, F. A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico Português. 2015. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Aberta, Lisboa, 2015.

PETER, S.; DEIMANN, M. On the role of openness in education: A historical reconstruction. Open Praxis, v. 5, n. 1, p. 7-14, 2013.

ROSENZWEIG, R. Can History be Open Source? Wikipedia and the Future of the Past, 2006. Disponível em: <http://10.5944/openpraxis.5.1.23>. Acesso em 10 fev. 2018.

SABADIE, J.; MUÑOZ, J.; PUNIE, Y.; REDECKER, C.; VUORIKARI, R. OER: A European Policy Perspective. Journal of interactive Media in Education, v. 2014, n. 1, 2015. Disponível em: <http://doi.org/10.5334/2014-05>. Acesso em: 10 fev. 2018.

THACZ, N. Wikipedia and the Politics of Openness. Chicago: The University of Chicago Press, 2015.

TONKS, D.; WESTON, S.; WILEY, D.; BARBOUR, M. “Opening” a new kind of school: The story of the Open High School of Utah. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 14, n. 1, p. 255-271, 2013. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1345/2419>. Acesso em: 13 fev. 2018.

TUOMI, I. Open Educational Resources and the Transformation of Education. European Journal of Education, v.48, 1, p. 58-78, 2013.

TUOMI, I. Open Educational Resources: What they are and why do they matter (Report prepared for the OECD). 2006. Disponível em: <http://www.meaningprocessing.com/personalPages/tuomi/articles/OpenEducationalResources_OECDreport.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2017.

TUOMI, I.; MILLER, R. Learning and Education after the Industrial Age. 2011. Disponível em: <http://www.meaningprocessing.com/personalPages/tuomi/ articles/LearningAndEducationAfterTheIndustrialAge.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2017.

UNESCO. Forum on the Impact of Open Courseware for Higher Education in Developing Countries, 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/ 0012/001285/ 128515e.pdf>. Acesso em: 12 dez 2017.

UNESCO. Paris OER Declaration. 2012. Acesso em: 20 dez. 2017.

WELLER, M. Battle for Open: How openness won and why it doesn’t feel like victory. London: Ubiquity Press, 2014.

VELETSIANOS, G.; KIMMONS, R. Assumptions and challenges of open scholarship. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 13, 4, p. 166-189, 2012. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1001711.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2018.

WELLER, M. Battle for Open: How openness won and why it doesn't feel like victory. London: Ubiquity Press, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5334/bam.

WILEY, D. On the Sustainability of Open Educational Resource Initiatives in Higher Education. Paris: OECD, 2007. Disponível em: <https://www1.oecd.org/edu/ceri/ 38645447.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2018.

WILEY, D. Open Education and Future. [Vídeo], 2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Rb0syrgsH6M#!>. Acesso em: 14 jan. 2018.

WILEY, D. On quality and OER. 2013. Disponível em: <http://opencontent.org/blog/ archives/2947>. Acesso em: 26 jan. 2018.

WILEY, D.; GREEN, C. Why openness in education? In: OBLINGER, D. (Ed.). Game changers: Education and information technologies, p. 81–89, Educause, 2012. Disponível em: <https://net.educause.edu/ir/library/pdf/pub72036.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2018.

WILEY, D. The Current State of Open Educational Resources. 2006. Disponível em: <http://opencontent.org/blog/archives/247. Acesso em: 28 dez. 2017.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Cardoso, T., & Pestana, F. (2018). WIKIPÉDIA, UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO?. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(2), 300–318. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.337