UniRede lança novo número da Revista de Educação a Distância na UFRN 18/03/2018 10:54:33

Comitê de Coordenação Política (CCP) da UniRede se reúne na Universidade Federal do Rio Grande do Norte lança novo número da Revista de Educação a Distância (EmRede).  A publicação reúne artigos de palestrantes e de autores que se destacaram durante as apresentações do XIV Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o III Congresso Internacional de Educação a Distância (CIESUD), realizados em outubro de 2017 em Rio Grande/RS.

Na seção Artigos Convidados o leitor encontra as experiências da Universidade Aberta de Portugal, através do professor Jose Antonio Moreira, que aborda o tema “Reconfigurando ecossistemas digitais de aprendizagem com tecnologias audiovisuais”; do consórcio CEDERJ, por meio de um estudo sobre a diplomação de seus alunos, realizado por Carlos Bielschowsky e Masako Oya Masuda; a produção e uso de objetos de aprendizagem e recursos abertos, através dos relatos de Luis Otoni Ribeiro (IFSUL) e Aracy Catapan (UFSC) e de Carla Valentini e Claudia Bisol (UCS); e processo de institucionalização da Educação a Distância em um Instituto Federal de ensino profissional e tecnológico, através do relato de Júlia Marques e Maria Isabel Accorsi (IFRS), como relata a editora-chefe da Revista EmRede, Mára Lúcia Carneiro/UFRGS.

Nas seções Artigos Científicos e Relatos de Experiência, são abordadas as questões vinculadas à produção de materiais didáticos e modelos de repositórios institucionais onde eles são compartilhados. O tema gestão da EaD é abordado através da análise de experiências anteriores, da organização do trabalho das equipes quatro envolvidas e dos reflexos da intensificação do trabalho devido ao uso das tecnologias. Outros autores trazem o olhar pedagógico sobre as práticas docentes e de tutoria, bem como abordam a questão da intensificação desse trabalho a partir da inclusão das tecnologias digitais em nosso dia-a-dia laboral. O uso de dispositivos móveis é analisado a partir da formação em enfermagem, mostrando que a EaD está nas mais diversas áreas do conhecimento.

O comitê político da UniRede também se reuniu em Natal com a equipe da Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo para tratar da organização do ESUD 2018 que vai acontecer nos dias 20 a 23 de novembro, no Hotel PraiaMar.

  • Serviço: EmRede – Revista de Educação a Distância (ISSN online: 2359-6082), criada em 2014, é uma publicação mantida pela Associação Universidades em Rede (UniRede) em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior e tem como objetivo publicar trabalhos de excelência elaborados por profissionais e pesquisadores da área de Educação a Distância, buscando fomentar a pesquisa e o desenvolvimento pedagógico e tecnológico no contexto da Educação a Distância e da educação apoiada pelas tecnologias digitais. Você pode acessar a Revista EmRede pelo endereço: aunirede.org.br/revista

 

 

 

Posted in EmRede, Notícias.