Histórico

Histórico da UniRede

A UniRede foi um consórcio interuniversitário criado em dezembro de 1999 com o nome de Universidade Virtual Pública do Brasil. Seu lema foi dar início a uma luta por uma política de estado visando a democratização do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade e o processo colaborativo na produção de materiais didáticos e na oferta nacional de cursos de graduação e pós-graduação. Segue o primeiro parágrafo do primeiro documento, elaborado por ocasião de sua criação:
“Os representantes das 18 universidades presentes à I Reunião da Universidade Virtual Pública do Brasil, nos dias 2 e 3/12 em Brasília, UnB, estão conscientes de que já é hora do sistema público de ensino superior ocupar e ampliar seu espaço, partindo para uma ação arrojada, inovadora, responsável e concreta, como resposta às desigualdades e injustiças no campo da educação superior.”

Reuniu em um consórcio 82 instituições públicas de ensino superior e 07 consórcios regionais, com o objetivo principal de democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos a distância nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão, sob a forma de ensino regular gratuito e educação continuada.
A UniRede contou desde o início, com o apoio da Comissão de Educação/ Frente Parlamentar de Educação a Distância da Câmara Federal na pessoa do Deputado Federal Werner Wanderer do Paraná, dos Ministérios da Educação e Cultura – MEC, Ciência e Tecnologia – MCT e de órgãos como a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP  e, especialmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq/ MCT que disponibilizaram bolsas DTI, para apoiar o desenvolvimento da UniRede nos pólos.
Não resta dúvida de que o consórcio, inovou, rompeu barreiras e inúmeras resistências fruto principalmente de preconceitos e interesses privatistas tendo com a luta e o apoio institucional dos reitores e diretores das instituições públicas afiliadas ou parceiras, contribuindo na construção da história recente da educação a distância do país. Um dos papéis importantes dos representantes da UniRede, foi a proposição de políticas públicas, fundamentadas em estudos realizados e apresentados ao Ministério da Educação e que deram suporte ao surgimento de Programas hoje implantados em todo o país, como o Prolicenciatura 1 e 2 e a própria UAB – Universidade Aberta do Brasil, de cujo estudo e concepção de sua estrutura, contou com a participação ativa de representantes do  Comitê Gestor e Conselho de Representantes da UniRede.
Outro papel menos importante que o anterior, foi a articulação das parcerias, principalmente da SEED-MEC, CEDERJ e UnB, para realização do Encontro Brasileiro de Educação Superior a Distância – ESUD, já na sua 4ª. Edição e que, a cada ano, renova seu sucesso divulgando para o Brasil, o que vem sendo feito para o avanço da EaD no sistema público de ensino superior.

Após cinco anos participando de um rico processo de construção democrático e extremamente cooperativo avalia-se que a UniRede continua tendo um importante papel para consolidação de três eixos que poderão contribuir para garantia da qualidade acadêmica dos programas de EaD, e deste modo, com a manutenção de um sistema de rede, ajudar no processo de consolidação das políticas públicas para uma Educação a Distância de qualidade de todo o sistema público brasileiro:

1)Avaliação e acompanhamento de processos e projetos de EaD, junto às instâncias do MEC,
2)Organização da Associação UniRede com caráter de sociedade científica,
3)Cooperação e interlocução inter-istitucional visando contribuir com políticas públicas e com a filosofia do trabalho em rede.

ESTRUTURA DE GESTAO INICIAL:
Comitê gestor composto com 7 membros das IES públicas, um por região geográfica do país, sendo o nordeste, dividido em Nordeste Oriental, Nordeste Ocidental, Norte, Centro Oeste, Sudeste 1, Sudeste 2 e Sul. Uma das funções era de indicar o presidente e o vice-presidente. Se constituía numa instância executiva.
Conselho de Representantes constituído de um representante indicado pelo gestor máximo da instituição consorciada e que tinha dentre outras funções, a de eleger o Comitê Gestor. Se constituía numa instância deliberativa.
Conselho Consultivo no qual tem acento representantes da Câmara dos Deputados (Frente Parlamentar para EaD) do MEC, do MCT, UNESCO, RNp, CNPq e CAPES. Com função consultiva como sugeria o nome e de interlocução com as instituições que apoiavam a UniRede, como colaboradores e parceiros.

Além do Comitê Gestor e dos conselhos citados, foram criados pólos de apoio, que foram transformados em janeiro de 2002 em assessorias de avaliação na UFBA, de orientação pedagógica na UFMT, de gestão na UnB e de comunicação na UFRJ. Por questões estratégicas e técnicas, essas assessorias ficaram localizadas em diferentes regiões/ instituições consorciadas. Estes foram extintos em 2005 com a extinção das bolsas DTI-CNPq.
O Comitê Gestor se reunia, preferencialmente, quando surgia necessidade de interlocução com os ministérios, autarquias federais e o poder legislativo, que apoiou a UniRede desde a sua criação e o Conselho de Representantes uma vez em cada semestre, podendo ser convocado quando havia matéria relevante.
Em síntese, pode-se dizer, que UniRede constituiu-se essencialmente, numa  instância de articulação de ações implementadas pelas universidades consorciadas visando favorecer o processo cooperativo na produção de materiais didáticos, inovar os projetos político pedagógico dos cursos, democratizar o acesso ao ensino superior público e à formação continuada e inovar em termos de produção de material reduzindo as distâncias regionais e interinstitucionais, criando um espaço aberto propício ao diálogo e à livre cooperação que foi pautada pela gratuidade na disponibilização da produção de materiais didáticos, programas e de recursos multimídia.
É importante ressaltar finalmente, que o foco principal da proposta foi a de construir uma rede pública centrada, principalmente na formação de professores da rede pública de ensino, que diga-se de passagem, é  função social das universidades tanto federais, quanto estaduais.

Selma Leite