MANUAL: PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA VIRTUAL DISCENTE

Ao acessar a página do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente (https://www.aunirede.org.br/mobrede/) estudantes interessados em realizar mobilidade acadêmica terão acesso às informações necessárias para participar do programa.

Nesta primeira edição o programa Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente possibilitará a mobilidade apenas para estudantes dos cursos definidos por algumas Instituições ofertantes.Para ver o Quadro de Vagas das Instituições ofertantes acesse https://www.aunirede.org.br/portal/quadrovagasmobrede2021/.

Para obter informações sobre disciplinas ou componentes curriculares disponíveis você pode iniciar, clicando em cada um dos Estados no Mapa do Brasil, momento em que a Plataforma de Mobilidade Acadêmica Virtual da UniRede exibirá as ofertas das instituições que irão ofertar vagas, tais como: Universidades e Institutos que ofertam disciplinas, componentes curriculares ou disciplinas, período de inscrição e número de vagas.

EDITAIS

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Acesse o Edital
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  – Acesse o Edital
Universidade Federal do Piauí (UFPI)  – Acesse o Edital
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)  – Acesse o Edital
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) – Acesse o Edital
Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Acesse o Edital

Após verificar se sua instituição efetuou adesão ao programa você deverá realizar os seguintes procedimentos para realizar a sua inscrição: 

1 – CADASTRO NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA VIRTUAL DISCENTE:

1.1. Localize no Mapa do Brasil os Estados e as Instituições que estão oferecendo vagas no programa.

1.2. Ao clicar em um Estado, você poderá verificar quais instituições estão com ofertas ativas no programa e a descrição das disciplinas/componentes curriculares ofertados pelas IPES.

1.3. Após avaliar as disciplinas e componentes curriculares de seu interesse para realizar sua inscrição primeiro você precisará se cadastrar no Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente. Esse procedimento pode ser realizado, clicando em “Cadastro de candidato”

1.4. Na sequência será exibido um “Formulário de Solicitação de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” que requer o preenchimento dos seus dados e informações relacionadas a qual instituição o candidato pertence e, ao finalizar, você deverá clicar no botão “SALVAR”, conforme exibido nas interfaces: 


2 – INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS/COMPONENTES CURRICULARES:

2.1. Após criar seu usuário, autenticado (logado) na plataforma, você está pronto para se inscrever em uma disciplina/componente curricular ou mais. Ao acessar a página principal do “Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discentehttps://www.aunirede.org.br/mobrede/ você deverá consultar as ofertas em cada um dos Estados/instituições que constam no mapa. Após selecionar o Estado, para informações detalhadas de cada oferta de Disciplina/Componente Curricular você deverá clicar em “Visualizar oferta”:

2.1. Após criar seu usuário, autenticado (logado) na plataforma, você está pronto para se inscrever em uma disciplina/componente curricular ou mais. Ao acessar a página principal do “Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discentehttps://www.aunirede.org.br/mobrede/ você deverá consultar as ofertas em cada um dos Estados/instituições que constam no mapa. Após selecionar o Estado, para informações detalhadas de cada oferta de Disciplina/Componente Curricular você deverá clicar em “Visualizar oferta”:

2.2. Após clicar em “Visualizar Oferta”, você terá acesso a próxima interface. Note que na seção intitulada “INSCRIÇÃO” você terá acesso às informações detalhadas do componente curricular/disciplina escolhido, e informações tais como: Disciplina, curso ao qual ela pertence, a instituição ofertante, número de vagas, período de inscrição e de oferta, carga horária da disciplina, descrição do ementário e pré-requisitos da disciplina. Assim como irá você deverá efetuar a leitura dos “critérios da seleção” de cada instituição. É importante você “baixar o edital” e efetuar a leitura na íntegra de todas as regras que são exigidas para que você possa participar da mobilidade na instituição de sua escolha. Uma vez que você efetuou a leitura do edital, clique no botão  “EFETUAR INSCRIÇÃO”.


2.3 Todo processo de mobilidade acadêmica exige que você informe qual disciplina/componente curricular do seu curso (instituição que você está matriculado) será aproveitada para validar a disciplina/componentes curriculares que você irá cursar em outra instituição. Exemplo: Você pode ter escolhido a disciplina de “Administração de Marketing” para cursar em outra instituição. Aí perguntamos: 

2.3.1 – Qual disciplina do seu curso na sua instituição você irá validar como aproveitamento de estudos? Para responder esta pergunta é interessante você verificar o seu currículo/histórico, as disciplinas que ainda não cursou e são iguais ou similares. Em caso de dúvidas consulte o seu coordenador de curso. Supondo que no seu “histórico escolar” ou no “currículo do seu curso” você tenha uma disciplina igual ou similar (que ainda não cursou) – Exemplo “Fundamentos de Marketing” você poderá efetuar a sua inscrição. Mas atenção!!! Quem irá decidir sobre o aproveitamento de estudos e a equivalência de disciplinas/componentes curriculares é o colegiado de curso de sua instituição de origem. Esse aproveitamento poderá ser parcial, ou mesmo indeferido dependendo dos conteúdos.

2.3.2 – Outra pergunta comum é: Apenas posso aproveitar disciplinas iguais ou similares? Você deve efetuar a leitura do edital de sua instituição que autoriza os estudantes a realizarem mobilidade acadêmica virtual. Veja que há algumas instituições que permitem aos seus estudantes aproveitarem uma disciplina como “Atividade Complementar”. Assim, caso você observe alguma disciplina que tenha interesse em cursar, converse com o coordenador do seu curso e peça a autorização para fazer a inscrição.

Pronto. Uma vez que você já selecionou a disciplina/componente curricular de seu interesse e já tem em mente o que você irá aproveitar, você já está pronto para continuar a sua inscrição.

Digite na caixa de texto “Nome da disciplina, componente curricular ou atividade complementar” e respectiva “Carga horária” que terá aproveitamento de estudos. Informações estas do curso de sua instituição de origem. Após basta clicar em: “CONFIRMAR MINHA INSCRIÇÃO”. Você poderá repetir este procedimento, efetuado inscrição em todos os componentes curriculares/disciplinas que forem do seu interesse. Mas atenção. Esteja atento às regras do edital de sua instituição de origem e da instituição de destino.

3 – GERAR PLANO DE MOBILIDADE ACADÊMICA VIRTUAL DISCENTE

O último passo de sua inscrição é gerar o documento intitulado:  “Plano de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” (Anexo II). Este documento contém as informações necessárias para que a sua coordenação de curso possa analisar e autorizar a sua inscrição. 

Gerar o “Plano de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” é bastante simples: 

3.1 Após acessar o link “Minhas solicitações de mobilidade”  você poderá conferir os componentes curriculares nos quais se inscreveu. Assim como, verificar outras informações, como por exemplo –  qual instituição e curso este componente curricular está vinculado. Você terá também terá acesso ao “Status” da sua inscrição em cada disciplina ou componente curricular em que se inscreveu, podendo fazer alterações e/ou exclusões.

3.2 Antes de gerar o “Plano de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” você deverá fazer “upload” ou “carregar arquivos digitais”, anexando todos os “Documentos comprobatórios” solicitados para você participar do programa de mobilidade virtual, conforme edital de mobilidade de cada instituição, tais como: cópia de documento de identidade, CPF (caso não tenha número no documento de identidade), histórico e o próprio “Plano de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” que você irá gerar e solicitar ao seu coordenador de curso a assinatura.

3.3. Caso você não consiga a assinatura do coordenador de curso em tempo hábil, fique tranquli@!. Você poderá gerar o “Plano de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” (conforme modelo/ilustração abaixo) assinar e fazer e anexá-lo entre os documentos comprobatórios acima. Mas atenção!! O Plano mobilidade acadêmica virtual discente deverá ser devidamente assinado pela instância de competência no âmbito da sua instituição de origem e entregue na instituição que você se candidatou com antecedência mínima de uma semana da data de início do componente a ser cursado.