Confira o primeiro dia do V PromovEAD no Instituto Federal de São Paulo

Teve início na tarde desta quinta-feira (26), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Guarulhos (SP), o V PromovEAD. Este ano com o tema Uso das Mídias Sociais na EAD: Divulgação e uso pedagógico.

O V PromovEAD é um encontro dos coordenadores e profissionais de comunicação das instituições públicas de ensino superior ofertantes de cursos na modalidade a distância. Nesta quinta edição propõe-se o debate e troca de experiências sobre o uso das mídias sociais a fim de traçar um panorama das ações existentes nas instituições de ensino superior públicas do país; verificar os pontos positivos e negativos destas ações e propor estratégias de divulgação conjunta buscando alavancar a utilização destas mídias com excelência e responsabilidade.

Para compor a mesa de abertura foram convidados: o Reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Eduardo Antônio Modena; o presidente da UniRede, Alexandre Martins dos Anjos; o pró-reitor de ensino do IFSP, Reginaldo Vitor Pereira; a presidente do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, Marília de Goyas; o Diretor Geral do campus Guarulhos do IFSP, Ricardo Agostinho de Rezende Júnior e o Diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do IFSP, Paulo José Evaristo da Silva.

O professor Paulo José Evaristo da Silva, Diretor do Centro de Referência em EAD, do Instituto Federal de São Paulo, iniciou o diálogo desta tarde parabenizando o trabalho da Associação Universidade em Rede – UniRede – por representar as instituições de todas as regiões do país que ofertam educação a distância.  O diretor do Centro de Referência em EAD, do IFSP, agradece a oportunidade e expõe:

“Aproveitamos este evento para registrar essa vitória do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de comemorar seus 10 anos de oferta de educação a distância. Em Agosto de 2009 tivemos a aula inaugural do nosso primeiro curso técnico a distância, na época pela Rede Etec Brasil”.

O Diretor Geral do campus Guarulhos do IFSP, Ricardo Agostinho de Rezende Júnior, inicia sua fala agradecendo a oportunidade e enaltecendo os esforços realizados por aqueles que se dedicam em trabalhar com a educação a distância no país.

“A Educação a distância é uma forma de alcançarmos aqueles que estão mais distantes. É uma nova modalidade para aqueles que têm menos tempo, que querem estudar, se qualificar e não conseguem devido as cidades grandes com trânsito pesado e não conseguem se deslocar.”

A presidente do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, Marília de Goyás, manifestou sua satisfação em estar presente no V PromovEAD:

“Estou aqui representando 132 instituições públicas de ensino superior que fazem parte do programa da UAB. Entre elas estão vários institutos Federais. Manifesto esta honra em estar aqui.”

O presidente da UniRede, Alexandre dos Anjos, apresenta e sua fala que um dos objetivos do evento é reunir esforços para enaltecer e estimular a filosofia de trabalho em rede e a distância.

“Nosso objetivo único, comum a todos nós, é a educação pública e, o momento especial que é o PromovEAD, é muito importante porque discutimos, além da educação pública, formas de se fazer educação – formas inovadoras – que passa por um debate ali no campo da comunicação, seja ela na perspectiva das mídias, na produção do material didático, do design de novos recursos e tecnologias”.

Para finalizar sua fala, o presidente da UniRede, Alexandre dos Anjos, abre o convite ao maior evento de educação a distância – ESUD – que este ano acontecerá nos dias 26 a 29 de novembro de 2019, em Teresina (PI), na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O pró-reitor de ensino do IFSP, Reginaldo Vitor Pereira, expõe que são eventos como o PromovEAD que valorizam e levam à sociedade uma educação pública e a distância de qualidade.

Para encerrar a mesa de abertura do V PromovEAD, o Reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Eduardo Antônio Modena, explica que as ações para promover a educação a distância está cheia de desafios.

“Tê-los aqui, para nós, é um privilégio, é atestar que nós estamos fazendo educação. E, pela qualidade dos nossos educadores, podemos continuar ofertando educação a distância.”

Após a finalização da abertura do PromovEAD, uma mesa de debates, intitulada de “Unirede e as ações de promoção e divulgação da EaD nas instituições públicas de ensino”, foi iniciada com a presidência da Unirede professores Alexandre Martins dos Anjos e Elisa Tuler de Albergaria e o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do IFSP professor Paulo José Evaristo da Silva.

Na sequência, aconteceu a palestra com Luiza Caires, jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e atualmente editora de Ciências do Jornal da USP (jornal.usp.br) e das mídias sociais Ciência USP, que abordou o tema ” De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia”, que teve como objetivo expõr a estrutura de comunicação da USP e os canais de contato com a mídia.

No encerramento do primeiro dia do V PromovEAD, houve o lançamento dos e-pubs em comemoração aos 10 anos de Educação a Distância no Instituto Federal de São Paulo.

« de 2 »
Posted in Sem categoria.