Modelos de divulgação científica e educação midiática marcam o segundo dia do V PromovEAD no IFSP

Na manhã desta sexta-feira (27) no Instituto Federal de São Paulo, em Guarulhos (SP), deu-se início ao segundo dia do V PromovEAD. Para abrir o evento de hoje a jornalista da BBC News Brasil, Paula Idoeta, ministrou a palestra Educação Midiática e Desinformação, cujo objetivo é ensinar os métodos de uma leitura crítica sobre as informações que são consumidas para que se evite a propagação de fake news.

Na sequência, a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro (RJ), Jaciara de Sá Carvalho, enriqueceu a manhã com a palestra Fake News, Tecnologia e Crítica: reflexões a partir de Paulo Freire. O estudo desenvolvido pela professora Jaciara objetiva a neutralidade da tecnologia, tendo como recorte o fenômeno das Fake News e desinformação, abordando as opiniões relacionadas à filosofia da tecnologia e aportes da perspectiva de Paulo Freire.

Para dar início à tarde desta sexta-feira a roda de conversa intitulada de Ações de divulgação científica do IFSP, com Daniella Villas Boas Bazenga Vieira e Lidiane Maria da Silva – jornalistas da Assessoria de Comunicação do IFSP e idealizadoras do projeto Divulgando Ciência – manteve seu foco nas ações de divulgação científica. Estas ações têm o objetivo de oferecer, aos docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal de São Paulo, princípios básicos para a elaboração de textos jornalísticos e divulgação adequada de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), Vani Moreira Kenski, finalizou a tarde do V PromovEAD com o tema EAD e os mais novos ritmos da informação. Seu propósito é criar uma relação tênue entre a educação e o uso das novas tecnologias que é, para além dos profissionais da área, como para aqueles que trabalham com a comunicação e divulgação de recursos educacionais.

O V PromovEAD deste ano esteve recheado de experiências, trocas de saberes, rodas de conversas e aprendizagem. Os registros de vídeos, fotos e slides serão disponibilizados após o encerramento do evento.

« de 2 »
Posted in Sem categoria.