A permanência estudantil em cursos superiores a distância - conexões entre Brasil e Portugal

Autores

Palavras-chave:

Permanência, Ensino Superior, internacionalização

Resumo

A permanência estudantil em cursos superiores a distância é uma preocupação global, independente do país, língua ou economia. No entanto, nem sempre construímos pontes entre os diferentes países para que possamos promover princípios da educação de qualidade. Assim, este artigo tem por objetivo trazer a visão de gestores do Brasil e de Portugal para que através das boas práticas dos mesmos possamos indicar caminhos para mitigar o abandono em uma realidade intercultural.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
403
May 16 '25May 19 '25May 22 '25May 25 '25May 28 '25May 31 '25Jun 01 '25Jun 04 '25Jun 07 '25Jun 10 '25295
|

Biografia do Autor

Luciano Emilio Hack, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, luciano.hack@udesc.br

.

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, alexandre.marino@ufsc.br

.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa (Portugal): Edições, v. 70, 2010.

BARROS, D.M.V. (org.). Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superior: Internacionalização Pedagógica em Contextos Digitais no Ensino Superior. Lisboa Portugal: Universidade Aberta | Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. E-book (266p.) ISBN: 978-972-674-956-1. DOI: https://doi.org/10.34627/uab.ead.19. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168. Acesso em: 1 mai. 2024.

BAWA, P. Retention in online courses: Exploring issues and solutions - A literature review. Sage Open, v. 6, n. 1, p. 2158244015621777, 2016.

BROWN, M. et al. Stories from students in their first semester of distance learning. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 16, n. 4, p. 1-17, 2015.

CRESWELL, J. W.; POTH, C. N. Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. 4ed. Sage publications, 2018.

DA SILVA, J. R. C.; COSTA, A. M.; DA SILVA, P. L. B.; DE LIMA, M. A.; PEREIRA, M. F.; Kauling, F. A. S. (2023). Tecnologias educacionais e o ensino não presencial: uma análise epistemológica. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 14, n. 9, p. 16004–16021, 2023. DOI: 10.7769/gesec.v14i9.2723. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/2723. Acesso em: 8 mar. 2024.

DOS SANTOS, C. O.; BORGES, R.; PEREIRA JUNIOR, E. H.; KUNH, P. D.; DOS SANTOS, J. A. A. (2024). Evasão no ensino superior brasileiro: uma percepção das predisposições, causas e consequências. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 15, n. 2, p. e3515, 2024. DOI: 10.7769/gesec.v15i2.3515. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/3515. Acesso em: 01 mar. 2024.

GARCÍA-PEÑALVO, F. J. Avoiding the dark side of digital transformation in teaching. An institutional reference framework for eLearning in higher education. Sustainability, v. 13, n. 4, p. 2023, 2021.

GOULÃO, F. et al. Sucesso, permanência e persistência dos estudantes do ensino superior a distância e online. Revista de estudios e investigación en psicologia y educación, p. 22-26, 2015.

HELAL, S., LI J., LIU, L., EBRAHIMIE, E., DAWSON, S., MURRAY, D. J., LONG, Q. (2018). Predicting academic performance by considering student heterogeneity. Knowledge-Based Systems, v. 161, p. 134-146, 2018.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Notas Estatísticas 2019 - Censo da Educação Superior. Brasília, 2021. Disponível em:

https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf Acesso em 05 mar 2024.

IPEA – Instituto de Pesquisa Economica Aplicada. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Educação de qualidade. Disponível em https://www.ipea.gov.br/ods/ods4.html Acesso em 18 mar 2024.

LI, Y. et al. An empirical study on online learners’ continuance intentions in China. Sustainability, v. 13, n. 2, p. 889, 2021.

MEC - Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação - Lei N° 13.005/2014. Brasília, 2014. Disponível em https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em 01 mar 2024.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.M.V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.

MULJANA, P. S.; LUO, T. Factors contributing to student retention in online learning and recommended strategies for improvement: A systematic literature review. Journal of Information Technology Education: Research, v. 18, 2019.

SORENSEN, C.; DONOVAN, J. An examination of factors that impact the retention of online students at a for-profit university. Online Learning, v. 21, n. 3, p. 206-221, 2017.

STONE, C.; SPRINGER, M. Interactivity, connectedness and 'teacher-presence': Engaging and retaining students online. Australian Journal of Adult Learning, v. 59, n. 2, p. 146-169, 2019.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

Hack, L. E., & Costa, A. M. (2025). A permanência estudantil em cursos superiores a distância - conexões entre Brasil e Portugal. EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1033