Acessibilidade para todos: inclusão social e autonomia através de menús multiformato

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ementas Multiformato, Turismo Acessível

Resumo

A acessibilidade à informação em restaurantes ainda carece de estratégias eficazes para garantir a inclusão de pessoas com Necessidades Específicas (NE). Esta pesquisa teve como objetivo validar a adaptação de ementas em comunicação acessível como ferramenta de promoção da inclusão social e autonomia. Utilizou-se um estudo de casos múltiplos em dois restaurantes, com recolha de dados por entrevista semiestruturada (n=1), notas de campo, Focus Group (n=4) e questionário (n=80). A análise de conteúdo e estatística descritiva indicou que 98% dos participantes consideram a adaptação das ementas um meio de inclusão e 95% uma estratégia promotora de autonomia.

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Biografia do Autor

Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Castelo Branco, Portugal, hteixeiragil@ipcb.pt

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Daniela Filipa Silva Saraiva, Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Castelo Branco, Portugal, danielafilipassaraiva@gmail.com

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Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de Sousa, Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Leiria, Portugal, celia.sousa@ipleiria.pt

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Gil, H. M. P. T., Saraiva, D. F. S., & Sousa, C. M. A. de O. A. de. (2025). Acessibilidade para todos: inclusão social e autonomia através de menús multiformato. EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1038