Desafios para a Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line e o uso das Tecnologias Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1053

Palavras-chave:

Internacionalização, tecnologias, COIL

Resumo

A internacionalização do Ensino Superior tem sido um desafio recorrente no contexto
brasileiro. Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativista, aponta as potencialidades e
limitações da Aprendizagem Internacional Colaborativa Online (COIL) e os investimentos
necessários para a formação de docentes e para novas formas de certificação de disciplinas e cursos a
partir de critérios mais flexíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, aires.anapaulas@gmail.com

.

Diene Eire de Mello , Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, diene.eire@uel.br

Samantha Gonçalves Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, saramos@uel.br

.

Referências

BERNARD, R; RUBALCAVA, B. Collaborative online distance learning: issues for future practice and research. Distance Education, 21(2), 260-277, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0158791000210205. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/0158791000210205

BIZARRO, Rosa; BRAGA, Fátima. Educação intercultural, competência plurilíngue e competência pluricultural: novos desafios para a formação de professores de Línguas Estrangeiras. 2004.

BORGER, J. (2022). Getting to the core of collaborative online international learning (coil). Frontiers in Education, 7. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2022.987289. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2022.987289

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

COLLAB. What is COIL?. In: ColLab. S.l., 26 jun. 2024. Disponível em: https://collab-edu.com/hub/coil/p/whatiscoil. Acesso em: 26 jun. 2024.

DALMAU, M. B. L; TOSTA, K. C. B. T; MENDES, M. S; PERALTA, G. M. del C. Online international collaborative learning between Brazilian and Argentine universities: implications for technological education. EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e231724, 2024. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/e231724. Acesso em: 26 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2317

DE WIT, Hans. Globalization and internationalisation of higher education. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 8, n. 2, p. págs. 77-164 (esp)| pp. 241-325 (eng), 2011. DOI: https://doi.org/10.7238/rusc.v8i2.1247

FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARÃES, Felipe. Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 28, p. 600-626, 2017. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4564

HILDEBLANDO JÚNIOR, C. A.; FINARDI, K. R.; EL KADRI, M. Affordances da COIL para a internacionalização do ensino superior: um estudo de caso. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 253–272, 2022. DOI: 10.18309/ranpoll.v53i1.1615. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1615. Acesso em: 25 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1615

JOSEPH, Cynthia. Internationalizing the curriculum: Pedagogy for social justice. Current Sociology, v. 60, n. 2, p. 239-257, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/0011392111429225

JÚNIOR, C., FINARDI, K. (2018). Internationalization and virtual collaboration: insights from coil experiences. Ensino Em Foco, 1(2), 19-33. Disponível em: https://doi.org/10.55847/ef.v1i2.519. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v1i2.519

KNIGHT, Jane. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: DE WIT, Hans. et al (Orgs.). Higher education in Latin America: the international dimension. The World Bank: Washington D.C., p.1-38, 2005.

LEMOS, A. Cultura da Mobilidade. Revista FAMECOS, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 28–35, 2009. DOI: 10.15448/1980-3729.2009.40.6314. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/6314. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6314

LÉVY, Pierre. O Que é Virtual?. Rio: Editora 34. 1996

LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

LIANG, W.; JIA, C. (2022). Application of improved neighbor propagation algorithm in international communication and cooperation to promote internationalization of higher education. Computer Applications in Engineering Education, 31(3), 696-709. Disponível em: https://doi.org/10.1002/cae.22578. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/cae.22578

LIMA, C.; BASTOS, R.; VARVAKIS, G. (2020). Digital learning platforms: an integrative review to support internationalization of higher education. Educação Em Revista, 36. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698232826. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698232826

LIMA, M. C.; MARANHÃO, A. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas, v. 14, n.3, p. 583-610, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000300004

LIQIN, W. (2022). Influence of emotional interaction on learners’ knowledge construction in online collaboration mode. International Journal of Emerging Technologies in Learning (Ijet), 17(02), 76-92. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v17i02.28539. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v17i02.28539

LUK, Pauline et al. Collaborative Online Learning in Undergraduate Medical Education: A Scoping Review. 2020. DOI: https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-28397/v2

MARCILLO-GÓMEZ, Marilú; DESILUS, Bendreff. Collaborative online international learning experience in practice opportunities and challenges. Journal of technology management & innovation, v. 11, n. 1, p. 30-35, 2016. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-27242016000100005

MORAES, D. F.; MELLO, D. E. O ensino de conceitos na universidade: o Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 361–384, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12391 - Acesso em: 10 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12391

NAIR, S.; ORIM, S.; KAUR, A.; AMOAKOHENE, G. (2023). Collaborative online international learning: case studies of HEIs in Sultanate of Oman, UK, and Ghana. SHS Web of Conferences, 156, 06002. Disponível em: https://doi.org/10.1051/shsconf/202315606002. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1051/shsconf/202315606002

NIITSU, K., KONDO, A., HUA, J., & DYBAa, N. (2022). A case report of collaborative online international learning in nursing and health studies between the united states and japan. Nursing Education Perspectives, 44(3), 196-197. Disponível em: https://doi.org/10.1097/01.nep.0000000000000974. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1097/01.NEP.0000000000000974

PICCIN, G. F. O.; FINARDI, K. R. A internacionalização a partir de diferentes loci de enunciação: As concepções de sujeitos praticantes do currículo profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, p. 313-340, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138653317425511

RAMIREZ-MARIN, F.; NUÑEZ-FIGUEROA, L.; BLAIR, N. Collaborative online international learning: language and cross-cultural experiences of university students. Matices en Lenguas Extranjeras, 14(1), 118-162, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15446/male.v14n1.92144. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.15446/male.v14n1.92144

ROBINSON, H.; KILGORE, W.; WARREN, S. (2017). Care, communication, support: core for designing meaningful online collaborative learning. Online Learning, 21(4), 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24059/olj.v21i4.1240. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.24059/olj.v21i4.1240

RUBIN, Jon. Embedding collaborative online international learning (COIL) at higher education institutions. Internationalisation of Higher Education, v. 2, p. 27-44, 2017. Disponível em: https://studyabroad.uic.edu/wp-content/uploads/sites/256/2020/08/Rubin-Embedding-Collaborative-Online-International-Learning-at-Higher-Education-Institutions.pdf. Acesso em: 2 jul. 2024.

SANFORD, J.; ARGENBRIGHT, C.; SHERWOOD, G.; JORDAN, P.; HERRERA, M.; BENGTSSON, M.; MCDONALD, M. (2021). Student outcomes of an international learning collaborative to develop patient safety and quality competencies in nursing. Journal of Research in Nursing, 26(1-2), 81-94. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1744987120970606. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1744987120970606

STEIN, S; ANDREOTTI, V.D.O. Decolonization and higher education. In M. Peters (Ed.), Encyclopedia of educational philosophy and theory. Singapore: SpringerScience+Business Media, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-287-532-7_479-1

WANG, C. Instructional design for cross-cultural online collaboration: grouping strategies and assignment design. Australasian Journal of Educational Technology, 27(2), 2011. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.968. Acesso em: 2 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.14742/ajet.968

WELIKMALA, T. Rethinking the international higher education curriculum: mapping the research landscape. Nottingham, UK: Nottingham University, 2011

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Aires, A. P. L. dos S., Mello , D. E. de, & Ramos, S. . G. M. (2025). Desafios para a Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line e o uso das Tecnologias Digitais . EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1053