Desafios para a Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line e o uso das Tecnologias Digitais

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização, tecnologias, COIL

Resumo

A internacionalização do Ensino Superior tem sido um desafio recorrente no contexto
brasileiro. Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativista, aponta as potencialidades e
limitações da Aprendizagem Internacional Colaborativa Online (COIL) e os investimentos
necessários para a formação de docentes e para novas formas de certificação de disciplinas e cursos a
partir de critérios mais flexíveis.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
26
Jul 16 '25Jul 19 '25Jul 22 '25Jul 25 '25Jul 28 '25Jul 31 '25Aug 01 '25Aug 04 '25Aug 07 '25Aug 10 '25Aug 13 '2512
|

Biografia do Autor

Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, aires.anapaulas@gmail.com

.

Diene Eire de Mello , Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, diene.eire@uel.br

Samantha Gonçalves Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, saramos@uel.br

.

Referências

BERNARD, R; RUBALCAVA, B. Collaborative online distance learning: issues for future practice and research. Distance Education, 21(2), 260-277, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0158791000210205. Acesso em: 2 jul. 2024.

BIZARRO, Rosa; BRAGA, Fátima. Educação intercultural, competência plurilíngue e competência pluricultural: novos desafios para a formação de professores de Línguas Estrangeiras. 2004.

BORGER, J. (2022). Getting to the core of collaborative online international learning (coil). Frontiers in Education, 7. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2022.987289. Acesso em: 2 jul. 2024.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

COLLAB. What is COIL?. In: ColLab. S.l., 26 jun. 2024. Disponível em: https://collab-edu.com/hub/coil/p/whatiscoil. Acesso em: 26 jun. 2024.

DALMAU, M. B. L; TOSTA, K. C. B. T; MENDES, M. S; PERALTA, G. M. del C. Online international collaborative learning between Brazilian and Argentine universities: implications for technological education. EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e231724, 2024. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/e231724. Acesso em: 26 jun. 2024.

DE WIT, Hans. Globalization and internationalisation of higher education. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 8, n. 2, p. págs. 77-164 (esp)| pp. 241-325 (eng), 2011.

FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARÃES, Felipe. Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 28, p. 600-626, 2017.

HILDEBLANDO JÚNIOR, C. A.; FINARDI, K. R.; EL KADRI, M. Affordances da COIL para a internacionalização do ensino superior: um estudo de caso. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 253–272, 2022. DOI: 10.18309/ranpoll.v53i1.1615. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1615. Acesso em: 25 jun. 2024.

JOSEPH, Cynthia. Internationalizing the curriculum: Pedagogy for social justice. Current Sociology, v. 60, n. 2, p. 239-257, 2011.

JÚNIOR, C., FINARDI, K. (2018). Internationalization and virtual collaboration: insights from coil experiences. Ensino Em Foco, 1(2), 19-33. Disponível em: https://doi.org/10.55847/ef.v1i2.519. Acesso em: 2 jul. 2024.

KNIGHT, Jane. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: DE WIT, Hans. et al (Orgs.). Higher education in Latin America: the international dimension. The World Bank: Washington D.C., p.1-38, 2005.

LEMOS, A. Cultura da Mobilidade. Revista FAMECOS, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 28–35, 2009. DOI: 10.15448/1980-3729.2009.40.6314. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/6314. Acesso em: 2 jul. 2024.

LÉVY, Pierre. O Que é Virtual?. Rio: Editora 34. 1996

LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

LIANG, W.; JIA, C. (2022). Application of improved neighbor propagation algorithm in international communication and cooperation to promote internationalization of higher education. Computer Applications in Engineering Education, 31(3), 696-709. Disponível em: https://doi.org/10.1002/cae.22578. Acesso em: 2 jul. 2024.

LIMA, C.; BASTOS, R.; VARVAKIS, G. (2020). Digital learning platforms: an integrative review to support internationalization of higher education. Educação Em Revista, 36. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698232826. Acesso em: 2 jul. 2024.

LIMA, M. C.; MARANHÃO, A. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas, v. 14, n.3, p. 583-610, 2009.

LIQIN, W. (2022). Influence of emotional interaction on learners’ knowledge construction in online collaboration mode. International Journal of Emerging Technologies in Learning (Ijet), 17(02), 76-92. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v17i02.28539. Acesso em: 2 jul. 2024.

LUK, Pauline et al. Collaborative Online Learning in Undergraduate Medical Education: A Scoping Review. 2020.

MARCILLO-GÓMEZ, Marilú; DESILUS, Bendreff. Collaborative online international learning experience in practice opportunities and challenges. Journal of technology management & innovation, v. 11, n. 1, p. 30-35, 2016.

MORAES, D. F.; MELLO, D. E. O ensino de conceitos na universidade: o Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 361–384, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12391 - Acesso em: 10 jun. 2024.

NAIR, S.; ORIM, S.; KAUR, A.; AMOAKOHENE, G. (2023). Collaborative online international learning: case studies of HEIs in Sultanate of Oman, UK, and Ghana. SHS Web of Conferences, 156, 06002. Disponível em: https://doi.org/10.1051/shsconf/202315606002. Acesso em: 2 jul. 2024.

NIITSU, K., KONDO, A., HUA, J., & DYBAa, N. (2022). A case report of collaborative online international learning in nursing and health studies between the united states and japan. Nursing Education Perspectives, 44(3), 196-197. Disponível em: https://doi.org/10.1097/01.nep.0000000000000974. Acesso em: 2 jul. 2024.

PICCIN, G. F. O.; FINARDI, K. R. A internacionalização a partir de diferentes loci de enunciação: As concepções de sujeitos praticantes do currículo profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, p. 313-340, 2019.

RAMIREZ-MARIN, F.; NUÑEZ-FIGUEROA, L.; BLAIR, N. Collaborative online international learning: language and cross-cultural experiences of university students. Matices en Lenguas Extranjeras, 14(1), 118-162, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15446/male.v14n1.92144. Acesso em: 2 jul. 2024.

ROBINSON, H.; KILGORE, W.; WARREN, S. (2017). Care, communication, support: core for designing meaningful online collaborative learning. Online Learning, 21(4), 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24059/olj.v21i4.1240. Acesso em: 2 jul. 2024.

RUBIN, Jon. Embedding collaborative online international learning (COIL) at higher education institutions. Internationalisation of Higher Education, v. 2, p. 27-44, 2017. Disponível em: https://studyabroad.uic.edu/wp-content/uploads/sites/256/2020/08/Rubin-Embedding-Collaborative-Online-International-Learning-at-Higher-Education-Institutions.pdf. Acesso em: 2 jul. 2024.

SANFORD, J.; ARGENBRIGHT, C.; SHERWOOD, G.; JORDAN, P.; HERRERA, M.; BENGTSSON, M.; MCDONALD, M. (2021). Student outcomes of an international learning collaborative to develop patient safety and quality competencies in nursing. Journal of Research in Nursing, 26(1-2), 81-94. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1744987120970606. Acesso em: 2 jul. 2024.

STEIN, S; ANDREOTTI, V.D.O. Decolonization and higher education. In M. Peters (Ed.), Encyclopedia of educational philosophy and theory. Singapore: SpringerScience+Business Media, 2016.

WANG, C. Instructional design for cross-cultural online collaboration: grouping strategies and assignment design. Australasian Journal of Educational Technology, 27(2), 2011. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.968. Acesso em: 2 jul. 2024.

WELIKMALA, T. Rethinking the international higher education curriculum: mapping the research landscape. Nottingham, UK: Nottingham University, 2011

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Aires, A. P. L. dos S., Mello , D. E. de, & Ramos, S. . G. M. (2025). Desafios para a Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line e o uso das Tecnologias Digitais . EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1053