Desafios para a Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line e o uso das Tecnologias Digitais
Palavras-chave:
Internacionalização, tecnologias, COILResumo
A internacionalização do Ensino Superior tem sido um desafio recorrente no contexto
brasileiro. Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativista, aponta as potencialidades e
limitações da Aprendizagem Internacional Colaborativa Online (COIL) e os investimentos
necessários para a formação de docentes e para novas formas de certificação de disciplinas e cursos a
partir de critérios mais flexíveis.
Downloads
Métricas
Referências
BERNARD, R; RUBALCAVA, B. Collaborative online distance learning: issues for future practice and research. Distance Education, 21(2), 260-277, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0158791000210205. Acesso em: 2 jul. 2024.
BIZARRO, Rosa; BRAGA, Fátima. Educação intercultural, competência plurilíngue e competência pluricultural: novos desafios para a formação de professores de Línguas Estrangeiras. 2004.
BORGER, J. (2022). Getting to the core of collaborative online international learning (coil). Frontiers in Education, 7. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2022.987289. Acesso em: 2 jul. 2024.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
COLLAB. What is COIL?. In: ColLab. S.l., 26 jun. 2024. Disponível em: https://collab-edu.com/hub/coil/p/whatiscoil. Acesso em: 26 jun. 2024.
DALMAU, M. B. L; TOSTA, K. C. B. T; MENDES, M. S; PERALTA, G. M. del C. Online international collaborative learning between Brazilian and Argentine universities: implications for technological education. EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e231724, 2024. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/e231724. Acesso em: 26 jun. 2024.
DE WIT, Hans. Globalization and internationalisation of higher education. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, v. 8, n. 2, p. págs. 77-164 (esp)| pp. 241-325 (eng), 2011.
FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARÃES, Felipe. Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 28, p. 600-626, 2017.
HILDEBLANDO JÚNIOR, C. A.; FINARDI, K. R.; EL KADRI, M. Affordances da COIL para a internacionalização do ensino superior: um estudo de caso. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 253–272, 2022. DOI: 10.18309/ranpoll.v53i1.1615. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1615. Acesso em: 25 jun. 2024.
JOSEPH, Cynthia. Internationalizing the curriculum: Pedagogy for social justice. Current Sociology, v. 60, n. 2, p. 239-257, 2011.
JÚNIOR, C., FINARDI, K. (2018). Internationalization and virtual collaboration: insights from coil experiences. Ensino Em Foco, 1(2), 19-33. Disponível em: https://doi.org/10.55847/ef.v1i2.519. Acesso em: 2 jul. 2024.
KNIGHT, Jane. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: DE WIT, Hans. et al (Orgs.). Higher education in Latin America: the international dimension. The World Bank: Washington D.C., p.1-38, 2005.
LEMOS, A. Cultura da Mobilidade. Revista FAMECOS, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 28–35, 2009. DOI: 10.15448/1980-3729.2009.40.6314. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/6314. Acesso em: 2 jul. 2024.
LÉVY, Pierre. O Que é Virtual?. Rio: Editora 34. 1996
LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.
LIANG, W.; JIA, C. (2022). Application of improved neighbor propagation algorithm in international communication and cooperation to promote internationalization of higher education. Computer Applications in Engineering Education, 31(3), 696-709. Disponível em: https://doi.org/10.1002/cae.22578. Acesso em: 2 jul. 2024.
LIMA, C.; BASTOS, R.; VARVAKIS, G. (2020). Digital learning platforms: an integrative review to support internationalization of higher education. Educação Em Revista, 36. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698232826. Acesso em: 2 jul. 2024.
LIMA, M. C.; MARANHÃO, A. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas, v. 14, n.3, p. 583-610, 2009.
LIQIN, W. (2022). Influence of emotional interaction on learners’ knowledge construction in online collaboration mode. International Journal of Emerging Technologies in Learning (Ijet), 17(02), 76-92. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v17i02.28539. Acesso em: 2 jul. 2024.
LUK, Pauline et al. Collaborative Online Learning in Undergraduate Medical Education: A Scoping Review. 2020.
MARCILLO-GÓMEZ, Marilú; DESILUS, Bendreff. Collaborative online international learning experience in practice opportunities and challenges. Journal of technology management & innovation, v. 11, n. 1, p. 30-35, 2016.
MORAES, D. F.; MELLO, D. E. O ensino de conceitos na universidade: o Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 361–384, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12391 - Acesso em: 10 jun. 2024.
NAIR, S.; ORIM, S.; KAUR, A.; AMOAKOHENE, G. (2023). Collaborative online international learning: case studies of HEIs in Sultanate of Oman, UK, and Ghana. SHS Web of Conferences, 156, 06002. Disponível em: https://doi.org/10.1051/shsconf/202315606002. Acesso em: 2 jul. 2024.
NIITSU, K., KONDO, A., HUA, J., & DYBAa, N. (2022). A case report of collaborative online international learning in nursing and health studies between the united states and japan. Nursing Education Perspectives, 44(3), 196-197. Disponível em: https://doi.org/10.1097/01.nep.0000000000000974. Acesso em: 2 jul. 2024.
PICCIN, G. F. O.; FINARDI, K. R. A internacionalização a partir de diferentes loci de enunciação: As concepções de sujeitos praticantes do currículo profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, p. 313-340, 2019.
RAMIREZ-MARIN, F.; NUÑEZ-FIGUEROA, L.; BLAIR, N. Collaborative online international learning: language and cross-cultural experiences of university students. Matices en Lenguas Extranjeras, 14(1), 118-162, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15446/male.v14n1.92144. Acesso em: 2 jul. 2024.
ROBINSON, H.; KILGORE, W.; WARREN, S. (2017). Care, communication, support: core for designing meaningful online collaborative learning. Online Learning, 21(4), 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24059/olj.v21i4.1240. Acesso em: 2 jul. 2024.
RUBIN, Jon. Embedding collaborative online international learning (COIL) at higher education institutions. Internationalisation of Higher Education, v. 2, p. 27-44, 2017. Disponível em: https://studyabroad.uic.edu/wp-content/uploads/sites/256/2020/08/Rubin-Embedding-Collaborative-Online-International-Learning-at-Higher-Education-Institutions.pdf. Acesso em: 2 jul. 2024.
SANFORD, J.; ARGENBRIGHT, C.; SHERWOOD, G.; JORDAN, P.; HERRERA, M.; BENGTSSON, M.; MCDONALD, M. (2021). Student outcomes of an international learning collaborative to develop patient safety and quality competencies in nursing. Journal of Research in Nursing, 26(1-2), 81-94. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1744987120970606. Acesso em: 2 jul. 2024.
STEIN, S; ANDREOTTI, V.D.O. Decolonization and higher education. In M. Peters (Ed.), Encyclopedia of educational philosophy and theory. Singapore: SpringerScience+Business Media, 2016.
WANG, C. Instructional design for cross-cultural online collaboration: grouping strategies and assignment design. Australasian Journal of Educational Technology, 27(2), 2011. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.968. Acesso em: 2 jul. 2024.
WELIKMALA, T. Rethinking the international higher education curriculum: mapping the research landscape. Nottingham, UK: Nottingham University, 2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Diene Eire de Mello , Samantha Gonçalves Mancini Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).