Prática pedagógica criativa por meio da cultura digital: a caminhada requer um GPS crítico

Autores

Palavras-chave:

Cultura digital, Prática pedagógica criativa, Formação docente

Resumo

Este artigo reflete sobre as contribuições da cultura digital para a prática pedagógica criativa,
com base em uma pesquisa-formação desenvolvida por meio da Educação a Distância (EaD). A
experiência propôs a criação de narrativas audiovisuais como forma de apropriação crítica das
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Os resultados do estudo destacam a
necessidade de esses artefatos serem trabalhados na formação docente enquanto recursos pedagógicos
e objetos de estudo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
38
Jul 19 '25Jul 22 '25Jul 25 '25Jul 28 '25Jul 31 '25Aug 01 '25Aug 04 '25Aug 07 '25Aug 10 '25Aug 13 '25Aug 16 '2510
|

Biografia do Autor

Ketiuce Ferreira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, ketiucef@gmail.com

.

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, martha.prata@gmail.com

.

Referências

BRASIL. Decreto 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.

BUCKINGHAM, D. Manifesto pela educação midiática. Tradução de José Ignacio Mendes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2022. 136 p. Tradução de: The media education manifesto.

CETIC. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2020: edição COVID-19. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. 309 p. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200326/tic_educacao_2020_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHAGAS, P. Quando a política se torna brincadeira: uma leitura crítica. In: ______. PORTO, C.; SANTOS, E.; OLIVEIRA, E. O. (orgs.). Memes e educação na cibercultura. Ilhéus (BA): Editus, 2022. p. 45-57. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8xmfk/pdf/oliveira-9786586213911.pdf. Acesso em: 14 fev. 2025.

COSTA, F. A. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: ______. SILVA, B. D. da; ALMEIDA, M. E. B. de; DIAS, P. Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013, p. 47-72.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia e práticas pedagógicas interculturais. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, v. 12, n. 27, p. 367-379, maio/ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/991. Acesso em: 22 nov. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 148 p.

KENSKI, V. M. Cultura digital. In: ______. MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de Educação a Distância. Campinas (SP): Papirus, 2018, p. 139-144.

LUCÍA MADDALENA, T.; COUTO JUNIOR, D. R.; TEIXEIRA, M. M. Os memes da pandemia: EaD, educação on-line e os dilemas formativos em tempos de cibercultura. In: ______. PORTO, C.; SANTOS, E.; OLIVEIRA, E. O. (orgs.). Memes e educação na cibercultura. Ilhéus (BA): Editus, 2022. p. 75-91. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8xmfk/pdf/oliveira-9786586213911.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

MACEDO, R. S. Pesquisa-Formação/Formação-pesquisa: criação de saberes e heurística formacional. Campinas (SP): Pontes Editores, 2021, 183 p.

MASETTO, M T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: ______. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas (SP): Papirus, 2006. Cap. 3, p. 133-173.

MILL, D. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na Educação a Distância. In: ______. MILL, D. R. S.; PIMENTEL, N. M. Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. Cap 3, p. 43-57.

NOLASCO-SILVA, L.; LO BIANCO, V. Os isolados e os aglomerados da cibercultura: ensino remoto emergencial, Educação a Distância e educação online. Salvador: Devires, 2022, 128 p.

NOLASCO-SILVA, L.; MADDALENA, T. L. O corpo, a tela e a produção de presença na EaD. EaD em Foco, v. 12, n. 3, 10 p., 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1915/784. Acesso em: 27 nov. 2023.

NOLASCO-SILVA, L. Tecnodocências: a sala de aula e a invenção de mundos. Salvador: Devires, 2019. 245 p.

PRATA-LINHARES, M.; FONTOURA, H. A.; PIMENTA, M. A. de A. From Instrumentalization to Integration of Technologies for Creative Teaching: Transformations in Times of Crisis". In: ______. CRAIG, Cheryl J.; MENA, Juanjo; KANE, Ruth G. (Ed.). Teacher Education in the Wake of Covid-19: ISATT 40th anniversary yearbook. (Advances in Research on Teaching, Vol. 41). Leeds: Emerald Publishing Limited, 2023. p. 159-174.

SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22, dez. 2003, p. 23-32. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229/2493. Acesso em: 21 nov. 2023.

SANTOS, E. EaD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 27 nov. 2023.

SANTOS, E. Pesquisa-Formação na cibercultura. Teresina: ED: EDUFPI, 2019. 223 p.

SANTOS, T. W.; SÁ, R. A. de. A complexidade nos processos formativos de professores em tecnologias e mídias digitais. In: ______. LIBÂNEO, José Carlos; ROSA, Sandra Valéria Limonta; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022, p. 38-46. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe2_ebook/artigo_13.html. Acesso em: 16 fev. 2025.

SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica... 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. 270 p.

TADDEO, G.; DE-FRUTOS-TORRES, B.; ALVARADO, M-C. Creators and spectators facing online information disorder. Effects of digital content production on information skills. Comunicar, v. 30, n. 72, p. 9-20, 2022. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/ojs/index.php/comunicar/article/view/C72-2022-01. Acesso em: 28 nov. 2023.

TERTO, M. de S.; CARVALHO, F.; SANTOS, E. Autorias meméticas em rede. In: ______. PORTO, C.; SANTOS, E.; OLIVEIRA, E. O. (orgs.). Memes e educação na cibercultura. Ilhéus (BA): Editus, 2022. p. 113-128. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8xmfk/pdf/oliveira-9786586213911.pdf. Acesso em: 16 fev. 2025.

VELOSO, B.; MILL, D. Dialogicidade na Educação a Distância e no ensino remoto: concepções para conciliar "distância" e "proximidade". In: ______. HARDAGH, C. C.; GAMEZ, L. (orgs.). Paulo Freire e a práxis pedagógica na contemporaneidade. Diadema: V&V Editora, 2021. p. 44-59. Disponível em: https://doi.org/10.47247/VV/CCH/88471.23.4. Acesso em: 25 nov. 2023.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª ed. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 90 p.

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Silva, K. F., & Prata-Linhares, M. M. (2025). Prática pedagógica criativa por meio da cultura digital: a caminhada requer um GPS crítico . EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1114

Edição

Seção

Dossiê Educação híbrida - tecendo políticas, saberes e inovações