Prática pedagógica criativa por meio da cultura digital: a caminhada requer um GPS crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1114

Palavras-chave:

Cultura digital, Prática pedagógica criativa, Formação docente

Resumo

Este artigo reflete sobre as contribuições da cultura digital para a prática pedagógica criativa,
com base em uma pesquisa-formação desenvolvida por meio da Educação a Distância (EaD). A
experiência propôs a criação de narrativas audiovisuais como forma de apropriação crítica das
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Os resultados do estudo destacam a
necessidade de esses artefatos serem trabalhados na formação docente enquanto recursos pedagógicos
e objetos de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ketiuce Ferreira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, ketiucef@gmail.com

.

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, martha.prata@gmail.com

.

Referências

BRASIL. Decreto 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 nov. 2023.

BUCKINGHAM, D. Manifesto pela educação midiática. Tradução de José Ignacio Mendes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2022. 136 p. Tradução de: The media education manifesto.

CETIC. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2020: edição COVID-19. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. 309 p. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200326/tic_educacao_2020_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 20 nov. 2023.

CHAGAS, P. Quando a política se torna brincadeira: uma leitura crítica. In: ______. PORTO, C.; SANTOS, E.; OLIVEIRA, E. O. (orgs.). Memes e educação na cibercultura. Ilhéus (BA): Editus, 2022. p. 45-57. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8xmfk/pdf/oliveira-9786586213911.pdf. Acesso em: 14 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.7476/9786586213911.0003

COSTA, F. A. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: ______. SILVA, B. D. da; ALMEIDA, M. E. B. de; DIAS, P. Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013, p. 47-72.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia e práticas pedagógicas interculturais. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, v. 12, n. 27, p. 367-379, maio/ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/991. Acesso em: 22 nov. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 148 p.

KENSKI, V. M. Cultura digital. In: ______. MILL, D. (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de Educação a Distância. Campinas (SP): Papirus, 2018, p. 139-144.

LUCÍA MADDALENA, T.; COUTO JUNIOR, D. R.; TEIXEIRA, M. M. Os memes da pandemia: EaD, educação on-line e os dilemas formativos em tempos de cibercultura. In: ______. PORTO, C.; SANTOS, E.; OLIVEIRA, E. O. (orgs.). Memes e educação na cibercultura. Ilhéus (BA): Editus, 2022. p. 75-91. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8xmfk/pdf/oliveira-9786586213911.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.7476/9786586213911.0005

MACEDO, R. S. Pesquisa-Formação/Formação-pesquisa: criação de saberes e heurística formacional. Campinas (SP): Pontes Editores, 2021, 183 p.

MASETTO, M T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: ______. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas (SP): Papirus, 2006. Cap. 3, p. 133-173.

MILL, D. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na Educação a Distância. In: ______. MILL, D. R. S.; PIMENTEL, N. M. Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. Cap 3, p. 43-57.

NOLASCO-SILVA, L.; LO BIANCO, V. Os isolados e os aglomerados da cibercultura: ensino remoto emergencial, Educação a Distância e educação online. Salvador: Devires, 2022, 128 p.

NOLASCO-SILVA, L.; MADDALENA, T. L. O corpo, a tela e a produção de presença na EaD. EaD em Foco, v. 12, n. 3, 10 p., 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1915/784. Acesso em: 27 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1915

NOLASCO-SILVA, L. Tecnodocências: a sala de aula e a invenção de mundos. Salvador: Devires, 2019. 245 p.

PRATA-LINHARES, M.; FONTOURA, H. A.; PIMENTA, M. A. de A. From Instrumentalization to Integration of Technologies for Creative Teaching: Transformations in Times of Crisis". In: ______. CRAIG, Cheryl J.; MENA, Juanjo; KANE, Ruth G. (Ed.). Teacher Education in the Wake of Covid-19: ISATT 40th anniversary yearbook. (Advances in Research on Teaching, Vol. 41). Leeds: Emerald Publishing Limited, 2023. p. 159-174. DOI: https://doi.org/10.1108/S1479-368720230000041018

SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22, dez. 2003, p. 23-32. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229/2493. Acesso em: 21 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229

SANTOS, E. EaD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 27 nov. 2023.

SANTOS, E. Pesquisa-Formação na cibercultura. Teresina: ED: EDUFPI, 2019. 223 p.

SANTOS, T. W.; SÁ, R. A. de. A complexidade nos processos formativos de professores em tecnologias e mídias digitais. In: ______. LIBÂNEO, José Carlos; ROSA, Sandra Valéria Limonta; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022, p. 38-46. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe2_ebook/artigo_13.html. Acesso em: 16 fev. 2025.

SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica... 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. 270 p.

TADDEO, G.; DE-FRUTOS-TORRES, B.; ALVARADO, M-C. Creators and spectators facing online information disorder. Effects of digital content production on information skills. Comunicar, v. 30, n. 72, p. 9-20, 2022. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/ojs/index.php/comunicar/article/view/C72-2022-01. Acesso em: 28 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.3916/C72-2022-01

TERTO, M. de S.; CARVALHO, F.; SANTOS, E. Autorias meméticas em rede. In: ______. PORTO, C.; SANTOS, E.; OLIVEIRA, E. O. (orgs.). Memes e educação na cibercultura. Ilhéus (BA): Editus, 2022. p. 113-128. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8xmfk/pdf/oliveira-9786586213911.pdf. Acesso em: 16 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.7476/9786586213911.0007

VELOSO, B.; MILL, D. Dialogicidade na Educação a Distância e no ensino remoto: concepções para conciliar "distância" e "proximidade". In: ______. HARDAGH, C. C.; GAMEZ, L. (orgs.). Paulo Freire e a práxis pedagógica na contemporaneidade. Diadema: V&V Editora, 2021. p. 44-59. Disponível em: https://doi.org/10.47247/VV/CCH/88471.23.4. Acesso em: 25 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.47247/VV/CCH/88471.23.4.3

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª ed. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 90 p.

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Silva, K. F., & Prata-Linhares, M. M. (2025). Prática pedagógica criativa por meio da cultura digital: a caminhada requer um GPS crítico . EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. https://doi.org/10.53628/emrede.v12i.1114

Edição

Seção

Dossiê Educação híbrida - tecendo políticas, saberes e inovações