APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL

Autores

  • Katia Morosov Alonso Universidade Federal de Mato Grosso/Departamento de Ensino e Organização Escolar
  • Rosane Aragon Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Estudos Básicos
  • Danilo Garcia da Silva Universidade Federal de Mato Grosso/Departamento de Letras
  • Simone Bicca Charczuk Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Curso de Psicologia

Palavras-chave:

Cultura Digital, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Aprender e Ensinar, Mediação, Interação e Interatividade

Resumo

– O presente artigo tem por objetivo problematizar e discutir os processos do aprender e ensinar na cultura digital. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica e com base em temáticas que cunham entendimentos sobre o debate aqui inscrito, buscou-se tratar desafios, tendências e possibilidades sobre o uso das TDIC nos processos do ensinar e aprender, entendendo que estas tecnologias são expressões mesmas do que é denominado como cultura digital. O texto está configurado em seções que, articuladas entre si, discutem determinada compreensão sobre cultura digital, apreciações de conceitos que fundamentam o aprender e ensinar nesse contexto, contemplando, a partir de então, indagações e possíveis pontos de vista que implicariam ressignificações profundas nas relações, feitios e conformações dos processos do aprender e do ensinar, considerando o atravessamento crescente das TDIC nos processos de mediação e, daí, suas implicações para sujeitos/atores que participam dos processos de formação. 

Publicado

2014-08-05