Reconfigurando ecossistemas digitais de aprendizagem com tecnologias audiovisuais

José António Moreira

Resumo


Em tempos de profundas mudanças, de um mundo estruturado de uma forma complexa onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, económica, política e até ética, e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na pedagogia, nas pedagogias emergentes, e no impacto que estas podem ter no desenvolvimento de competências para o século 21. Assim, se neste contexto aceitarmos que as tecnologias audiovisuais são ferramentas inovadoras para a criação de ecossistemas digitais de aprendizagem dinâmicos, e que as ferramentas da web social configuram novos ambientes educativos, então é crucial reconhecer a necessidade do processo ser sustentado por modelos que permitam produzir as competências hoje necessárias ao sucesso das organizações. É esta relação entre modelos pedagógicos, ambientes de aprendizagem e tecnologias que pretendemos abordar neste texto.


Palavras-chave


Ecossistemas; modelos pedagógicos; tecnologias audiovisuais

Texto completo:

PDF

Referências


COMISSÃO EUROPEIA. Abrir a Educação: Ensino e aprendizagem para todos de maneira inovadora graças às novas tecnologias e aos Recursos Educativos Abertos. Bruxelas: Serviço de Publicações da Comissão Europeia, 2013.

DIGITALECOSYSTEM. The Information Resource about the European approach on Digital Business Ecosystems, 2007. Disponível em: . Acesso em 10 out. 2017.

FIGUEIREDO, A. D. Por uma escola com futuro... para além do digital. Nova Ágora, n. 5, 2016, p. 19-21.

JENKINS, H. A Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2009.

PEREIRA, A.; QUINTAS MENDES, A.; MORGADO, L.; AMANTE, L.; BIDARRA, J. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

WEF-WORDL ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Unlocking the Potential of Technology. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2015.

WEF-WORDL ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2016.

WILKINSON, D. L. The Intersection of Learning Architecture and Instructional Design in e-Learning. In: Proceedings of the 2002 eTEE e-Technologies in Engineering Education, Suíça, p. 213-220, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 José António Moreira

EmRede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, RS, Brasil.

ISSN: 2359-6082

Classificação em Qualis Periódicos B4 (2019)
Indexação (consulte a seção Sobre)


Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional ((CC BY-NC-SA 4.0).