Recursos Educacionais Abertos no Brasil: 10 anos de ativismo

Tel Amiel, Priscila Gonsales, Debora Sebriam

Resumo


Ações em torno da abertura na educação tomaram novos rumos com a popularização da internet, da web e das novas mídias. Nesse contexto, um dos principais propulsores do desse movimento são os Recursos Educacionais Abertos (REA), tidos como elemento essencial na promoção de uma educação equitativa, inclusiva e de qualidade. Nesse trabalho apresentamos um breve histórico e um panorama detalhado das ações em torno dos REA no Brasil durante a última década. Detalhamos projetos de lei, marcos legais, políticas educacionais e algumas iniciativas da sociedade civil. Finalizamos sugerindo que, diante da ambiguidade e das diferentes apropriações do conceito de ‘abertura’ na educação, é importante que o movimento mantenha seu caráter ativista, em defesa da educação pública.


Palavras-chave


Recursos educacionais abetos; Educação aberta; Política educacional; Ativismo

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Classificação em Qualis Periódicos B4 (2019)
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