Atividades na pós-graduação utilizando as ferramentass digitais no contexto da crise da COVID 19: Análise qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.623

Palavras-chave:

educação. Covid-19, pós-graduação, análise qualitativa

Resumo

Este estudo apresenta a análise qualitativa descritiva da tabulação dos dados do levantamento sobre as atividades na pós-graduação utilizando as ferramentas digitais no contexto da pandemia da Covid 19. Um questionário foi aplicado junto a docentes e discentes dos cursos de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior, e os dados de 1202 respondentes foram tabulados e são aqui apresentados. A análise descritiva a partir da tabulação das quatro questões subjetivas do questionário visam fundamentar a implementação de ações ou políticas de pós-graduação, à medida que oportunizam identificar a percepção dos docentes e discentes sobre atividades da pós-graduação utilizando as Tecnologias Digitais em meio a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria, games (jogos online), gamificação e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur l'éducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia francesa contemporânea, culturas e corpo, e formação docente. Professor nos seguintes programas de Pós-Graduação: PPGE/UFAL; PPGAU/UFAL e PROFIL, Núcleo UFPE. Coordenador Geral das Pós-Graduações: CPG/PROPEP/UFAL

Luíz Cláudio Ferreira Silva Junior, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil, luiz.claudio@sibi.ufal.br

Doutorando em Educação, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, pela UFAL, e graduado em Ciência da Computação, pela mesma universidade. Atualmente, é analista de tecnologia da informação na UFAL e teve passagem como e docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e em outras IES de Alagoas, lecionando disciplinas relacionadas a tecnologia da informação (TI), governança de TI, informática para internet, TI aplicada a negócios, engenharia de software, banco de dados, inteligência artificial, matemática, estatística, lógica e programação. É membro dos grupos de pesquisa Comunidades Virtuais (CV_Ufal - CEDU/UFAL) e Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES - IC/UFAL). Tem atuado nas áreas: governança de TI, gestão de TI, gestão de projetos, análise e desenvolvimento de software, ciência de dados, docência e empreendedorismo. Possui interesse científico em temas ligados a: games na educação, gamificação na educação, inteligência artificial na educação, sistemas tutores inteligentes, ciência de dados aplicada à educação.

Adilson Rocha Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil, adilsonrf.al@gmail.com

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas - SEDUC/AL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, jogos, jogos digitais, exergames, saúde mental e inclusão. Estuda a implementação das Tecnologias Digitais nas interfaces da Educação e da Saúde, com ênfase nos temas: jogos digitais, exergames, educação, saúde e saúde mental. Integrante do Grupo de Pesquisas Saúde Mental, Ética e Educação (UFAL) e do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais (UFAL).

Iraildes Pereira Assunção, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil, iraildes.assuncao@ceca.ufal.br

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (1992), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente no seguinte tema: Estudo da diversidade genética de fitopatogenos.

Referências

ASSUNÇÃO, I. P.; LIMA, W. M.; PIMENTEL, F. S. C; FERREIRA, A. R. Levantamento sobre as atividades na pós-graduação utilizando as ferramentas digitais no contexto da crise da covid 19. Maceió: UFAL, 2020a. 29 p.

ASSUNÇÃO, I. P.; LIMA, W, M; PIMENTEL, F. S. C; FERREIRA, A. R. SILVA JUNIOR, L. C. F. Levantamento sobre as atividades na pós-graduação utilizando as ferramentas digitais no contexto da crise da covid 19 – 2ª parte. Maceió: UFAL, 2020b. 19 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial da União, Brasília, 31 dez. 2028. Seção 1, p. 59.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia. nº 21(2), p. 513-518, 2013.

CAMARGO, CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, n. 16, v. 3, p. 297-334, 1951.

SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M.P.B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

VIEIRA, Sonia. Introdução à bioestatística. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). Gabinete da Reitoria. Portaria nº 438, de 25 de março de 2020. Dispõe sobre a composição do Grupo de Trabalho (GT) “Educação mediada por tecnologias”. SIPAC UFAL. Maceió, 25 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2Ybwop5. Acesso em: 22 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Pimentel, F. S. C., Lima, W. M., Junior, L. C. F. S., Ferreira, A. R., & Assunção, I. P. (2020). Atividades na pós-graduação utilizando as ferramentass digitais no contexto da crise da COVID 19: Análise qualitativa. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 276–293. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.623

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)