Revisão Sistemática da Literatura Sobre as Causas de Evasão da Educação a Distância no Brasil

Autores

  • Caroline Victória Silva Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Diogo Henrique Duarte Bezerra Universidade Federal de Mato Grosso
  • Viana de Souza Torres Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.656

Palavras-chave:

Causas de Evasão, Evasão, Educação a Distância, EaD, Causas de Evasão na EaD

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar as causas de evasão na modalidade de Educação a Distância no Brasil. Para tal, o estudo buscou artigos que abordassem as causas da evasão na Educação a Distância em instituições de ensino do país. Ao todo, foram selecionados e analisados 40 artigos por meio de meta-análise de natureza quantitativa. Os resultados obtidos apontam que as causas de evasão são classificadas como exógenas e endógenas. O estudo indica que é necessário um processo contínuo de autoavaliação no curso, especialmente, das atribuições dos atores nesse processo e da gestão do vínculo semestral dos acadêmicos em curso, sobretudo o acompanhamento do ensino e aprendizagem e as melhorias contínuas dos processos entre os atores na modalidade a distância, a fim de se evitar a evasão.

Biografia do Autor

Diogo Henrique Duarte Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Engenharia do Campus de Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando na área de Sistemas Multimídia, Realidade Aumentada e Engenharia de Software, aplicada à problemas de Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes.

Viana de Souza Torres, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Especialista em Ciências Naturais pela Université du Québec à Montréal (UQÁM), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - Programa em Rede Amazônica ?Reamec (2017). Docente do curso de Pedagogia do Instituto de Educação da UFMT. Coordenadora de Políticas, Programas e Projetos de Ensino a Distância CPPPEaD/UFMT

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Silva Barbosa de Oliveira, C. V., Duarte Bezerra, D. H., & Viana de Souza Torres, G. . (2021). Revisão Sistemática da Literatura Sobre as Causas de Evasão da Educação a Distância no Brasil. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1), 1-15. https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.656