Revisão sistemática da literatura sobre as causas de evasão da educação a distância no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.656

Palavras-chave:

Causas de Evasão, Evasão, Educação a Distância, EaD, Causas de Evasão na EaD

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar as causas de evasão na modalidade de Educação a Distância no Brasil. Para tal, o estudo buscou artigos que abordassem as causas da evasão na Educação a Distância em instituições de ensino do país. Ao todo, foram selecionados e analisados 40 artigos por meio de meta-análise de natureza quantitativa. Os resultados obtidos apontam que as causas de evasão são classificadas como exógenas e endógenas. O estudo indica que é necessário um processo contínuo de autoavaliação no curso, especialmente, das atribuições dos atores nesse processo e da gestão do vínculo semestral dos acadêmicos em curso, sobretudo o acompanhamento do ensino e aprendizagem e as melhorias contínuas dos processos entre os atores na modalidade a distância, a fim de se evitar a evasão.

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Biografia do Autor

Caroline Victória Silva Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, carolinevsboliveira@gmail.com

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Diogo Henrique Duarte Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, diogo@ufmt.br

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Engenharia do Campus de Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando na área de Sistemas Multimídia, Realidade Aumentada e Engenharia de Software, aplicada à problemas de Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes.

Glauce Viana de Souza Torres, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, glauce.ufmt@gmail.com

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Especialista em Ciências Naturais pela Université du Québec à Montréal (UQÁM), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - Programa em Rede Amazônica ?Reamec (2017). Docente do curso de Pedagogia do Instituto de Educação da UFMT. Coordenadora de Políticas, Programas e Projetos de Ensino a Distância CPPPEaD/UFMT

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Oliveira, C. V. S. B. de, Bezerra, D. H. D., & Torres, G. V. de S. (2021). Revisão sistemática da literatura sobre as causas de evasão da educação a distância no Brasil. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1), 1–15. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.656