Desafios na adaptação dos graduandos em enfermagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE): um relato de experiência

Autores

  • Robervam de Moura Pedroza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, robervam@pesqueira.ifpe.edu.br https://orcid.org/0000-0003-4771-3916
  • Kátia de Oliveira Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife Pernambuco, Brasil, kol@discente.ifpe.edu.br https://orcid.org/0000-0002-8830-3844
  • Maria Eduarda Cavalcanti Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, mecv@discente.ifpe.edu.br https://orcid.org/0000-0001-8881-3740
  • Nathália Camilly da Silva Neves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, nahneves86@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6767-1368
  • Thallyta Juliana Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, tjps@discente.ifpe.edu.br https://orcid.org/0000-0001-5954-9418

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.686

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino Remoto Emergencial, COVID-19

Resumo

Com o propósito de mitigar os impactos na Educação causados pela pandemia do coronavírus, as instituições de ensino passaram a utilizar as atividades remotas. O presente estudo objetivou relatar a experiência de aprendizagem dos alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trata-se de um relato de experiência no qual os discentes descreveram suas trajetórias nessa modalidade de ensino. A estratégia se fez necessária face ao novo contexto e constitui-se em um desafio, visto que a totalidade dos estudantes estavam habituados ao ensino presencial. Constatou-se que os alunos conseguiram se adaptar e adquirir habilidades para desenvolver a autoaprendizagem, considerada essencial no processo de construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Robervam de Moura Pedroza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, robervam@pesqueira.ifpe.edu.br

Formado em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB no ano de 1996, especialista em gestão de serviços e sistemas de saúde pela Fiocruz, mestrado em saúde da família pela UFRN. Atuou como enfermeiro assistencial no Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns-PE  de 1998 a 2011. Ingressou no ano de 2010 no IFPE Campus Pesqueira, onde atua até o presente como docente no curso bacharelado em enfermagem, o qual coordena desde agosto de 2014.

Kátia de Oliveira Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife Pernambuco, Brasil, kol@discente.ifpe.edu.br

Discente do terceiro período do curso Bacharelado em Enfermagem. IFPE - Campus Pesqueira.

Maria Eduarda Cavalcanti Vieira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, mecv@discente.ifpe.edu.br

Discente do terceiro período do curso Bacharelado em Enfermagem, IFPE Campus Pesqueira.

Nathália Camilly da Silva Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, nahneves86@gmail.com

Discente do terceiro período do curso Bacharelado em Enfermagem, IFPE Campus Pesqueira

Thallyta Juliana Pereira da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, tjps@discente.ifpe.edu.br

Discente do terceiro período do curso de Bacharelado em Enfermagem.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Pedroza, R. de M., Leite, K. de O., Vieira , M. E. C., Neves, N. C. da S., & Silva , T. J. P. da. (2021). Desafios na adaptação dos graduandos em enfermagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE): um relato de experiência. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.686