Apoio pedagógico ao ensino remoto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.707

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Capacitações, Planejamento Pedagógico, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

O Ensino Remoto tornou-se uma realidade na maioria das instituições de ensino do país no ano de 2020. O termo, até então nunca empregado, refere-se ao ensino mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação. Trata-se de uma forma de ensino emergencial, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) para continuidade das aulas nas instituições enquanto durasse a situação de pandemia da COVID-19. Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência e tem como objetivo apresentar as medidas pedagógicas adotadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), especificamente no Campus Chapecó, para a implementação do Ensino Remoto. Neste estudo, são apresentadas as diferentes ações planejadas e desenvolvidas pela equipe pedagógica, bem como as decisões institucionais que subsidiaram a oferta das aulas no período da pandemia.

Biografia do Autor

Elisângela Ribas dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduação em Pedagogia com habilitação em Multimeios e Informática Educativa - PUCRS, 2005.
Especialização em Gestão, Implementação e Avaliação da Educação a Distância - UFF - Universidade Federal Fluminense, 2016. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - Educação a Distância - PUCRS, 2006-2008. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Tecnologias na Educação - PUCRS, 2015-2019. Pedagoga - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Dariane Carlesso, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e Mestrado em Educação pela mesma instituição - linha de pesquisa: Educação, política e cultura. Atuação profissional: Tutora em Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação e de Didática, no curso de Educação Especial - EaD da UFSM. Docente na rede de Educação Básica de Lajeado/RS. Orientadora no curso de Especialização em Educação Infantil - UFSC. Supervisora no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM. Pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Diretora de Organização Pedagógica da instituição. Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico da UFFS, campus Chapecó.

Rozilene Bellaver, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2004). Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2005). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Empresarial de Chapecó - UCEFF (2012). Atualmente atua como pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. 

Referências

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Ribas dos Santos, E., Carlesso, D., & Bellaver, R. (2021). Apoio pedagógico ao ensino remoto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.707