Apoio pedagógico ao ensino remoto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.707

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Capacitações, Planejamento Pedagógico, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

O Ensino Remoto tornou-se uma realidade na maioria das instituições de ensino do país no ano de 2020. O termo, até então nunca empregado, refere-se ao ensino mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação. Trata-se de uma forma de ensino emergencial, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) para continuidade das aulas nas instituições enquanto durasse a situação de pandemia da COVID-19. Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência e tem como objetivo apresentar as medidas pedagógicas adotadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), especificamente no Campus Chapecó, para a implementação do Ensino Remoto. Neste estudo, são apresentadas as diferentes ações planejadas e desenvolvidas pela equipe pedagógica, bem como as decisões institucionais que subsidiaram a oferta das aulas no período da pandemia.

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Biografia do Autor

Elisângela Ribas dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil, elisangela.santos@uffs.edu.br

Graduação em Pedagogia com habilitação em Multimeios e Informática Educativa - PUCRS, 2005.
Especialização em Gestão, Implementação e Avaliação da Educação a Distância - UFF - Universidade Federal Fluminense, 2016. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - Educação a Distância - PUCRS, 2006-2008. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Tecnologias na Educação - PUCRS, 2015-2019. Pedagoga - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Dariane Carlesso, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil, darianecarlesso@uffs.edu.br

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e Mestrado em Educação pela mesma instituição - linha de pesquisa: Educação, política e cultura. Atuação profissional: Tutora em Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação e de Didática, no curso de Educação Especial - EaD da UFSM. Docente na rede de Educação Básica de Lajeado/RS. Orientadora no curso de Especialização em Educação Infantil - UFSC. Supervisora no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM. Pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Diretora de Organização Pedagógica da instituição. Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico da UFFS, campus Chapecó.

Rozilene Bellaver, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), Chapecó, Santa Catarina, Brasil, rozilene.bellaver@uffs.edu.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2004). Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2005). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Empresarial de Chapecó - UCEFF (2012). Atualmente atua como pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. 

Referências

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Santos, E. R. dos, Carlesso, D., & Bellaver, R. (2021). Apoio pedagógico ao ensino remoto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.707