Tudo como dantes? Reflexos da pandemia de Covid-19 sobre graduandos da educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.715

Palavras-chave:

Educação superior, Educação a distância, Repercussões da Covid-19

Resumo

Este estudo investigou impactos da pandemia da Covid-19 em 2020 sobre os processos de ensino-aprendizagem de estudantes de nível superior da Educação a Distância. Foi realizado survey on-line para aferir em que medida a adoção de estratégias de enfrentamento da pandemia, em especial o isolamento social, afetou a realidade dos graduandos. Compuseram a amostra 385 estudantes das cinco regiões do país. Foi possível traçar um perfil socioeconômico dos estudantes e verificar como a pandemia afetou seus contextos familiares e acadêmicos. O isolamento social se refletiu no aumento de tarefas domésticas e do compartilhamento de dispositivos, na perda da qualidade de internet e na diminuição do tempo de estudo. Quanto à aprendizagem e rendimento, a pandemia afetou os estudantes da EaD de maneira desigual.

Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Centro Universitário Newton Paiva

Docente em cursos de formação de professores no Centro Universitário Newton Paiva e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor substituto do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrando a disciplina de Pesquisa em Educação. Atuou por dez anos na educação básica como docente e coordenador pedagógico. É historiador e pedagogo de formação, mestre em educação e formação humana pela UEMG e atualmente é doutorando em educação: conhecimento e inclusão social com pesquisa em políticas públicas educacionais na UFMG. É editor-chefe da Revista Docência do Ensino Superior (UFMG) e da Revista SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG). É membro da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da UFMG - GIZ - desde setembro de 2019.

Isabella Adriane Martins Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia Universidade Federal de Minas Gerai

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Braga, D. S. ., & Adriane Martins Pereira, I. . (2021). Tudo como dantes? Reflexos da pandemia de Covid-19 sobre graduandos da educação a distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1), 1-25. https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.715