Curadoria de cursos MOOC para a construção de trilhas formativas voltadas para Técnicos Administrativos em Educação na PlaforEDU

Autores

  • Liane Viegas Domingues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, lianeviegas@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3028-9602
  • Igor Bederode Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, igor.bederode@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3579-4387

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.896

Palavras-chave:

Competências digitais. Trilhas Formativas. Técnicos Administrativos em Educação. MOOC. PlaforEDU.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de curadoria de cursos da Plataforma Digital de Formação de Servidores (PlaforEDU), dentro do escopo do Plano de Formação Continuada para Servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Plafor), com foco na organização dos itinerários formativos específicos para a formação de competências digitais básicas para os técnicos administrativos em educação (TAE) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  (RFEPCT). O estudo se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, amparado em termos de procedimentos técnicos num estudo de caso, referente à participação dos autores no projeto de pesquisa que deu origem a PlaforEDU e possibilitou que a plataforma fosse lançada em abril de 2022. Como resultado da pesquisa, é possível inferir que o processo de curadoria realizado foi de suma importância para que se obtivesse cursos aderentes as trilhas formativas e ao perfil dos TAE, sendo os instrumentos de avaliação utilizados essenciais para identificar dados e critérios específicos dos Cursos Massivos, Abertos e Online (MOOC) que compõem a PlaforEDU, os quais dão conta de atender às competências associadas às seis áreas do Quadro Europeu de Competência Digitais para Educadores (DigCompEdu).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Domingues, L. V. ., & Bederode, I. R. . (2022). Curadoria de cursos MOOC para a construção de trilhas formativas voltadas para Técnicos Administrativos em Educação na PlaforEDU. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.896

Edição

Seção

Dossiê Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais