A articulação do DigCompEdu e as metodologias ativas para a promoção das competências digitais de educadores

Autores

  • Igor Paim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil, igormoraes@ifce.edu.br https://orcid.org/0000-0001-9968-2213
  • Raquel Teixeira Terceiro Paim Centro Universitário Fametro (FAMETRO), Manaus, Amazonas, Brasil, raquelpaim@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-5516-0082

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.908

Palavras-chave:

DigCompEdu, Competência Digital, Metodologias Ativas.

Resumo

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, ou simplesmente, DigCompEdu estabelece 22 competências digitais que são esperadas como proficiências dos educadores do século XXI. Demonstra-se neste artigo que tais competências quando consorciadas com o emprego de metodologias ativas, produzem um binômio poderoso para impactar a aprendizagem dos estudantes.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Paim, I., & Paim , R. T. T. . (2022). A articulação do DigCompEdu e as metodologias ativas para a promoção das competências digitais de educadores. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.908

Edição

Seção

Dossiê Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais