Competências Digitais e Docência do Ensino Superior: do que estamos falando?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.909

Palavras-chave:

Modelos de competências digitais, Letramento digital, Revisão sistemática da literatura

Resumo

As competências digitais constituem um importante aspecto na formação de docentes e a sua avaliação e desenvolvimento tem fomentado diversas investigações nas áreas da educação e tecnologia. Este artigo objetiva discutir o conceito de competências digitais e seus principais referenciais, realizando um panorama da área por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados revelam a existência de iniciativas variadas de mapeamento de competências digitais em diversos países, mas ainda em estágio inicial de aplicação, tendo sido identificado que o nível básico-intermediário de proficiência digital é predominante entre os docentes participantes.

Biografia do Autor

Lilian Saldanha Marroni, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, São Paulo, Brasil, lsmarroni@gmail.com

 

 

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Marroni, L. S., Miranda, F. . C. ., & Carvalho, M. A. G. de . (2022). Competências Digitais e Docência do Ensino Superior: do que estamos falando?. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.909

Edição

Seção

Dossiê Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais