A UAB/UFSM E OS POLOS DE ATUAÇÃO: ACOMPANHAMENTO E AÇÕES DE INTEGRAÇÃO

Authors

  • Reisoli Bender Filho NTE/UFSM
  • Paulo Roberto Colusso
  • Camila Marchesan Cargnelutti NTE/UFSM
  • Ana Kátia Karkow NTE/UFSM
  • Lauren Kleinert Londero NTE/UFSM
  • João Juliano Castro NTE/UFSM
  • Joel Rabaiolli NTE/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.266

Keywords:

educação a distância, UAB, polo de apoio, UFSM,

Abstract

Com o intuito de investigar a atuação da UFSM em relação à sua EaD e mapear a oferta de cursos nessa modalidade, este artigo apresenta dados sobre os polos de apoio presencial, os cursos ofertados, a quantidade de vagas e de inscritos nas seleções, além das ações realizadas para acompanhamento e integração dos polos. As informações analisadas referem-se às ofertas definidas pelo Edital nº 75/2014. A partir da análise, além de conhecer os polos com as maiores taxas de interesse e demanda, identificam-se os cursos com maior porcentagem de ingressantes. A obtenção desses dados é fundamental para auxiliar no planejamento na e execução de políticas de gestão e educacionais que atentem para as peculiaridades de cada região e de cada polo, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região e para a interiorização e democratização do Ensino Superior.

Downloads

Metrics

PDF views
256
Oct 16 '17Oct 19 '17Oct 22 '17Oct 25 '17Oct 28 '17Oct 31 '17Nov 01 '17Nov 04 '17Nov 07 '17Nov 10 '173.0
| |

References

BRASIL. Decreto n. 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Altera dispositivos dos Decretos n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 13 dez. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm>. Acesso em: 26 abr. 2017.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 26 mai. 2017. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9057-25-maio-2017-784941-publicacaooriginal-152832-pe.html>. Acesso em: 28 ago. 2017.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 26 abr. 2017.

BRASIL. Resolução n. 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 11 mar. 2016. Disponível em: <https://www.unesp.br/nead/Home/regulamentacao/07112016_ead_resolucao_n_1_11032016.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017.

BRASIL. Universidade Federal de Santa Maria. Regimento Interno do Núcleo de Tecnologia Educacional. Resolução n. 021/2011. Santa Maria: UFSM, 2011.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação. Fundação Capes. 2017. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 26 abr. 2017.

KEEGAN, D. Foundations of distance education. 2. ed. Londres: Routledge, 1991.

LANDIM, C. M. M. P. F. Educação a Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 1997.

LIMA, C. S. [ofício] 14 jun. 2006a, Santa Maria [para] MOTA, R., Brasília. 1f. Encaminhamento de planilha de oferta e demanda de cursos e polos a serem oferecidos pela UFSM em atenção à Chamada Pública 01/2005 UAB/SEED/MEC.

LIMA, C. S. [ofício] 28 jun. 2006b, Santa Maria [para] MOTA, R., Brasília. 1f. Encaminhamento do projeto do curso de Física a ser oferecido pela UFSM no âmbito UAB.

LIMA, C. S. [carta] 19 jul. 2006c, Santa Maria [para] ANUNCIAÇÃO, A. A. da, Agudo. 1f. Carta de intenções de firmar compromisso entre UFSM e município polo de Agudo para cursos UAB com início em 2007.

LIMA, C. S. [carta] 19 jul. 2006d, Santa Maria [para] BOLZAN, T., Restinga Seca. 1f. Carta de intenções de firmar compromisso entre UFSM e município polo de Restinga Seca para cursos UAB com início em 2007.

LIMA, C. S. [carta] 19 jul. 2006e, Santa Maria [para] GASSEN, V. M. B., São João do Polêsine. 1f. Carta de intenções de firmar compromisso entre UFSM e município polo de São João do Polêsine para cursos UAB com início em 2007.

LIMA, C. S. [carta] 25 jul. 2006f, Santa Maria [para] TROTT, A. J., Cerro Largo. 1f. Carta de intenções de firmar compromisso entre UFSM e município polo de Cerro Largo para cursos UAB com início em 2007.

MÜLLER, F. M. [ofício] 8 nov. 2006, Santa Maria [para] MOTA, R., Brasília. 1f. Solicitação de liberação de recursos relativos ao exercício financeiro de 2006, referente à Capacitação Docente para UAB na UFSM.

ROSSÉS, J. M. E. [ofício] 22 ago. 2006, Santa Maria [para] SEED/MEC, Brasília. 1f. Encaminhamento de cópias autenticadas dos documentos solicitados em e-mail de 16 de agosto de 2006 para trâmites necessários junto ao Acordo de Cooperação Técnica para o sistema UAB.

SILVA, E. R. G. et al. Gestão de polo de apoio presencial no sistema Universidade Aberta do Brasil: construindo referenciais de qualidade. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-10, 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18086/10662>. Acesso em: 10

Published

2017-10-14

How to Cite

Bender Filho, R., Colusso, P. R., Cargnelutti, C. M., Karkow, A. K., Londero, L. K., Castro, J. J., & Rabaiolli, J. (2017). A UAB/UFSM E OS POLOS DE ATUAÇÃO: ACOMPANHAMENTO E AÇÕES DE INTEGRAÇÃO. EmRede - Distance Education Journal, 4(2), 395–407. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.266