A importância da Formação Continuada para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos Tutores dos cursos técnicos da UEMA/Rede e-Tec Brasil

Autores

  • Maira Rejane Oliveira Universidade Estadual do Maranhão
  • Eliza Flora Muniz Araujo Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.35

Palavras-chave:

tutoria, prática pedagógica, avaliação

Resumo

A presente pesquisa descreve as estratégias utilizadas pela coordenação de tutoria dos cursos técnicos da Universidade Estadual do Maranhão, no processo da formação continuada dos tutores presenciais e a distância. A metodologia adotada permitiu estudos e análises de pesquisas já realizadas na área, assim como, explorar a realidade por meio da análise dos relatórios elaborados pela coordenação de tutoria, da observação e da entrevista numa perspectiva de abordagem qualitativa. Os resultados obtidos apontam para a importância da realização de acompanhamentos sistemáticos do trabalho dos tutores com a utilização de instrumentos avaliativos que possibilitem a permanente realimentação dos processos que permeiam as formações continuadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Currículo, avaliação e acompanhamento na Educação a Distância. In: Educação a Distância: desafios contemporâneos. (orgs). Daniel Ribeiro Silva Mill, Nara Maria Pimentel. São Carlos: EDUFUSCAR, 2010.

ARAUJO, Eliza Flora Muniz. A Prática Educativa nas Classes Multisseriadas: impasses e desafios. (Dissertação de Mestrado). Funchal - Pt: Universidade da

Madeira, 2010. Disponível em:

<http://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/131/1/MestradoElizaAra%C3%BAjo.pd f>. Acesso em: 10 abr. 2014.

CUNHA, Maria Isabel. (org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.

EMERENCIANO, Maria do Socorro. Jordão. SOUZA, Carlos Alberto Lopes de;

FREITAS, Lêda Gonçalves de. Ser presença como educador, professor e tutor. Colabor@- Revista Digital da CVA – RICESU ISSN 1519-8529.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 12 ed. São Paulo: Olho D’Água, 2002.

IBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Coleção Questões da Nossa Época. São Paulo: Cortez, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Atmed.Porto Alegre, 2000.

SERRA, Antonio Roberto Coelho; SILVA, João Augusto Ramos. Por uma educação sem distância: recortes da realidade brasileira. São Luís: EDUEMA, 2008.

SILVA, Marco. (org). Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2006.

SOUSA, Maria Goreti da Silva. A formação continuada e suas contribuições para a profissionalização de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Teresina- PI: revelações a partir de histórias de vida. (Dissertação de Mestrado em Educação – UFPI), 2008.

SPESSOLA, Nilvânia Aparecida. Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EAD. São Carlos, 2010. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Relatório da Formação de Tutores dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil/ UemaNet – 1º semestre de 2013. São Luís – MA, 2013.

_________. Relatório da Formação de Tutores dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil/ UemaNet – 2 º semestre de 2013. São Luís – MA, 2013.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

Oliveira, M. R., & Muniz Araujo, E. F. (2015). A importância da Formação Continuada para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos Tutores dos cursos técnicos da UEMA/Rede e-Tec Brasil. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(1), 116–126. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.35