O saber nas redes virtuais com as mídias sociais para promover a educação aberta: habitat das inteligências coletivas

Autores

  • Izabel Patricia Meister Universidade Federal De São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil, i.meister@unifesp.br https://orcid.org/0000-0002-3020-814X
  • Dr Associate Professor and Senior Researcher – Open University/UK, United Kingdom, ale.okada@open.ac.uk

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.799

Palavras-chave:

Redes sociais. , Aprendizagem Informal, Inteligência coletiva, Pesquisa e Inovação Responsáveis, Coaprendizagem, Escolarização aberta

Resumo

Este estudo exploratório examina como o conhecimento é criado em redes virtuais com mídias sociais no contexto de resiliência e adversidade, como a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo é explorar as interações nas redes sociais para melhorar a aprendizagem informal. Os participantes eram membros da comunidade COLEARN incluindo educadores, estudantes, pesquisadores e profissionais do Brasil interessados em Educação Aberta potencializada por tecnologias para Pesquisa e Inovação Responsável. Essa comunidade, iniciada em 2008 na plataforma OpenLearn Moodle, tornou-se uma rede educacional aberta em 2012 expandida com o FaceBook. Atualmente, está focado na abordagem de educação aberta para promover parcerias entre universidades, escolas e sociedade em questões sociocientíficas reais com a plataforma multi-rede do projeto CONNECT no Brasil e na Europa. Os achados sugerem que a aprendizagem informal pode ser enriquecida com a possibilidade de estabelecer redes de investigação, conhecimento e inovação a partir da compreensão de como o conhecimento é construído nas redes sociais virtuais e da observação do movimento das inteligências coletivas nelas instituídas.

 


Palavras-chave: Redes sociais. Escolaridade aberta. Aprendizagem Informal. Inteligência coletiva. Pesquisa e Inovação Responsáveis.

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Biografia do Autor

Dr, Associate Professor and Senior Researcher – Open University/UK, United Kingdom, ale.okada@open.ac.uk

A Dra. Alexandra Okada é investigadora sénior em educação na Open University UK, membro sénior da Higher Education Academy e Professora Associada Honorária na Open University no Brasil e em Portugal. Ela é bacharel em Ciência da Computação (Hons); MA (Educação: Currículo); Pós-Graduação em Educação Continuada (PGCFE), MBA (Gestão do Conhecimento e Divulgação Científica); PhD (Educação: Aprendizagem aprimorada por tecnologia).

Sua especialidade está nas interseções entre Ciência Educação, Aprendizagem Aprimorada por Tecnologia e Desenvolvimento Profissional de Professores. Seu trabalho se concentra na co-criação de novas estruturas, métodos e ferramentas cientificamente para construir e ampliar socialmente o conhecimento no contexto. Seus estudos se baseiam em teoria sociocultural, pedagogia crítica e métodos mistos para explorar como preparar a próxima geração para Pesquisa e Inovação Responsáveis. "RRI"  visa alinhar o desenvolvimento científico com as necessidades da sociedade por meio da interação de cinco setores: 1. comunidades educacionais, 2. instituições científicas, 3. negócios e indústria, 4. organizações da sociedade civil e 5. formuladores de políticas.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Meister, I. P., & Okada , A. (2021). O saber nas redes virtuais com as mídias sociais para promover a educação aberta: habitat das inteligências coletivas. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–20. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.799

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia