Atividades avaliativas em um curso a distância: exigências, demanda do tempo de correção e adesão do aluno na perspectiva da tutoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.817

Palavras-chave:

Tempo de correção de avaliação, Atividades avaliativas, Recurso pedagógico

Resumo

O artigo objetivou avaliar o nível de exigência, a demanda do tempo de correção e a adesão dos alunos na execução de diferentes atividades avaliativas em um curso de licenciatura a distância na perspectiva da tutoria. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, junto a 21 tutores, por meio de questionário (15 questões). Dentre as atividades que mais exigem e demandam tempo estão as correções de artigos e resenhas, totalizando 71,4% (n=15) cada. A maior adesão dos alunos é na elaboração de modelos didáticos; e a menor adesão, na produção dos vídeos e fórum. Constatou-se que as atividades de produção textual e pesquisa exigem e demandam do tutor tempo de correção, enquanto a maior adesão do aluno são as de produção de recursos metodológicos. Tais resultados geram reflexões importantes na escolha de ferramentas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Francisco Wagner de Sousa Paula , Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, wagner.sousa@uece.br

Biólogo e Enfermeiro. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Professor Efetivo da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará. Tutor e Professor Formador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE/UAB).

Charles Ielpo Mourão , Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, charles.ielpo@uece.br

Biólogo Bacharel e Licenciado. MBA em Gestão Empresarial. Mestre em Ciências Médicas. Professor Temporário da Universidade Estadual do Ceará. Tutor e Professor Formador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE/UAB).

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, lydia.pantoja@uece.br

Bióloga. Mestre em Microbiologia Médica e Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental). Atua como Professora da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, germana.paixao@uece.br

M´édica Veterinária. Mestre em Patologia e Doutora em Microbiologia Médica. Professora da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Paula , F. W. de S., Mourão , C. I., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. (2022). Atividades avaliativas em um curso a distância: exigências, demanda do tempo de correção e adesão do aluno na perspectiva da tutoria. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–15. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.817

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