AO NORTE TECNOLOGIAS E MODALIDADE A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DO AMAZONAS: EM BUSCA DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA A EaD

Autores

  • Gabriel Santos Albuquerque Universidade Federal do Amazonas
  • Glaucia Brito Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Alberto Franco Tucci Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.102

Resumo

O uso de tecnologias e a oferta de cursos de nível superior na modalidade a distância no Norte do Brasil têm enfrentado entraves políticos, geográficos e metodológicos que diferentes instituições vem buscando resolver. Relatamos aqui um painel das experiências da Universidade Federal do Amazonas, e também apontamos como os entraves geográficos e metodológicos tem sido superados em busca de uma tecnologia social para a Educação a Distância .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Santos Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Língua e Literatura Portuguesa com Doutorado em Letras.

Referências

BRASIL. Documento Base do Programa Nacional de Banda Larga – PNBL. 68 p. 2010.

NOVAES, Henrique T. ; DIAS, Rafael. Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social In: DAGNINO, Renato. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas,SP.: IG/UNICAMP, 2009.

INEP. Indicadores Educacionais, 2012. HYPERLINK "http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/" http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso 18 de novembro de 2012.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS / Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - SECTI. Proposta da Rede Estadual de Comunicação do Amazonas. 28 p. 2011.

KENYON, Natalia de L. Bueno. Cultura tecnológica & educação popular sob a ótica do trabalho do catador de lixo: caminhos á tecnologia social. Artigo elaborado para exposição na Mesa Redonda sobre Cultura Tecnológica e catadores (as) de lixo, promovido pela ONG-Aditepp (Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos – www.aditepp.org.br) em setembro de 2003.

MOURÃO, Andreza Bastos. Educação Presencial Mediada por Tecnologia em Tempo Real (dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. 160 p. 2010.

PEREIRA, Ednaldo Coelho. Infraestrutura Tecnológica em Cursos na modalidade presencial mediada por Tecnologias para o Estado do Amazonas (dissertação de mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais. 64 p. 2010.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Albuquerque, G. S., Brito, G., & Tucci, C. A. F. (2016). AO NORTE TECNOLOGIAS E MODALIDADE A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DO AMAZONAS: EM BUSCA DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA A EaD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(1), 143–156. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.102