TRABALHO DOCENTE NA EAD: PERFIL E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.378

Palavras-chave:

educação a distância, docência virtual, saberes docentes, trabalho docente

Resumo

Estudos recentes apontam que os saberes que servem de base para a atividade docente são incorporados e modificados pelos professores em seus processos de vida, de formação e no contexto de trabalho. Nesse cenário, o presente artigo apresenta os resultados de uma investigação que identificou o perfil dos professores que atuam na EAD da Unisul, bem como conheceu suas percepções sobre como esse trabalho contribuiu para a reflexão sobre suas práticas docentes. Trata-se de um estudo de caso, sendo os sujeitos 142 professores que atuam em cursos de graduação a distância. Constatou-se que a maior parte dos professores expressou ter realizado mudanças em sua prática docente presencial a partir da experiência na EAD, especialmente em relação ao uso das TIC e à avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Erani Monteiro Will, Universidade do Sul de Santa Catarina

Pedagoga e Mestre em Educação (UFSC). Professora do Curso de Pedagogia da Unisul.

Referências

CERNY, Roseli Zen; LAPA, Andréa Brandão. Certezas e Sentidos da Docência na EaD. In: ALONSO, K. M.; ROCHA, S. A. (Orgs.). Políticas públicas, tecnologias e docência: educação a distância e a formação do professor. Cuiabá: EdUFMT, 2013. Versão eletrônica (epub).

CERNY, Roseli Zen. Avaliação da aprendizagem na educação a distância. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80454. Acesso em 8 jan. 2018.

CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel. Tutoria virtual como ampliação da docência. In: Unirede. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD. Florianópolis, 2014.

CONOLE, Gráinne. O Uso da Tecnologia em Educação a Distância. In: ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry. Educação a Distância Online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015.

CORRÊA, André G.; MILL, Daniel. Análise da percepção do docente virtual no ensino de música pela educação a distância. Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 38, n.4, p. 425-436, out.-dez., 2016. Disponível em http://www.redalyc.org/pdf/3033/303347027010.pdf. Acesso em 15 fev. 2018.

COSTA, Fernando Albuquerque. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: ALMEIDA, M. E. B. de; DIAS, P.; SILVA, B. D. da. (Orgs.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013.

CUNHA, Maria Isabel da. Pressupostos do desenvolvimento profissional docente e o assessoramento pedagógico na universidade em exame. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara: Junqueira e Marin, 2014.

FORTE, Vanessa de Carvalho. Professores que atuam na educação a distância: qual a natureza da sua formação docente e a relação desta com o seu desenvolvimento profissional? Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. ENDIPE - livro 2. Fortaleza: UECE, 2014.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

MANTOVANI, Ana Margô. A formação do educador no contexto do hibridismo tecnológico digital: práticas e possibilidades pedagógicas. Didática e Prática de Ensino na relação com a Escola. ENDIPE - livro 1. Fortaleza: UECE, 2014.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação. N. 8, 2009b, pp. 7-22. Disponível em: http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/docs/Carlosmarcelo_Desenv_Profissional.pdf. Acesso em 5 abr. 2018.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R. de Camargo; OLIVEIRA, Márcia R. G. de. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual. In: MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R. de Camargo; OLIVEIRA, Márcia R. G. de (Orgs.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R. de Camargo; OLIVEIRA, Marcia R. G. de. Trabalho docente na educação contemporânea: saberes e prática pedagógica presencial e virtual. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano. Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2015.

MILL, Daniel; BATISTA, Viviane L. L. Estratégias de organização dos estudos na educação virtual pela visão dos estudantes. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano. Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTOS, Edmea. Saberes da docência online: dialogando com a epistemologia da prática e com os saberes dos professores-tutores da UERJ-CEDERJ. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano. Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

SILVA, Karina Fernanda da; PEDROSA, José Geraldo. Modelos de tutoria para educação a distância de nível superior. In: Anais do SIED/EnPED 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1950. Acesso em 8 mai. 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

WILL, Daniela E. Monteiro e outros. Avaliação da aprendizagem na educação a distância: reflexões a partir da experiência da Unisul Virtual. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Monteiro Will, D. E. (2018). TRABALHO DOCENTE NA EAD: PERFIL E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 571–583. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.378