Como atrair e motivar estudantes da modalidade EaD em projetos de extensão?
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1101Palavras-chave:
Atração, Motivação, Projeto de extensãoResumo
Esta pesquisa investiga os desafios enfrentados por estudantes em um projeto de extensão
universitária, com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes para aumentar sua participação.
Utilizando uma abordagem qualitativa-explicativa e análise de conteúdo categorial, o estudo revelou
um desconhecimento sobre o projeto e a falta de motivação entre os alunos. Como estratégias
recomendadas, sugere-se ampliar a divulgação do projeto, integrar as ações extensionistas ao currículo
regular dos estudantes, criar grupos de discussão on-line e oferecer bolsas de extensão para incentivar
a adesão dos alunos.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo / SP: Almedina Brasil, 2016.
BORTOLAZZO, S. Uma análise sobre o WhatsApp e suas relações com a educação: dos aplicativos às tecnologias frugais. Revista Pedagógica, v. 22, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4539 Acessado em: 8 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4539
CALVOSA, M. O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas?. Cadernos EBAPE.BR, e2022-0016, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120220016 Acessado em: 2 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395120220016
CALVOSA, M. V. D., SANTOS, Y. C., SANTOS, I. C.; CASTRO, P. M. R. D. A contribuição de pós-doutores Bolsistas CAPES no conjunto da produção científica: o caso UFRRJ. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 446-469, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300004 Acessado em: 9 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300004
CARVALHO, L.; MOURÃO, L. Percepção de desenvolvimento profissional e de empregabilidade em Universitários: Uma Análise Comparativa. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 4, p. 1522-1540, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64033 Acessado em: 15 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64033
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (CEPE). DELIBERAÇÃO Nº 078/2007. Disponível em: http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/deliberacoes/cepe/Deliberacoes_2007/Delib078CEPE2007.pdf Acessado em: 14 jul. 2024.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira-v2.capes.gov.br/sucupira4/observatorio/programas?ano-base=2022&id-ies=4350|1430129&search=&size=20&page=0 Acessado em: 1 jul. 2024.
COPPI, M.; FIALHO, I.; CID, M.; LEITE, C.; MONTEIRO, A. O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, v. 17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19842.055 Acessado em: 8 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055
COSTA, V.; BEZERRA DA COSTA, D. Vivências e interações no projeto de extensão Mikûatiamiri. REMATEC, v. 18, n. 45, p. e2023009-e2023009, 2023. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/548/501 Acessado em: 30 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023009.id548
DA SILVA, L.; DOS SANTOS ROTTA, M. EaD e a extensão universitária: transformando vidas no condomínio “Brasil 500 anos” em Tarumã/SP. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 145-155, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585 Acessado em: 07 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.2.585
DE ALMEIDA MACHADO, M. Formação Pedagógica das Licenciaturas em EaD do Consórcio CEDERJ. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e1927-e1927, 2023. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1927 Disponível em: Acessado em: 14 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1927
DE ALMIRANTE, A.; FERREIRA, D. Diversos olhares sobre a permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 9, p. 15855-15876, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.9-124 Acessado em: 14 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.9-124
GRANGEIRO, A.; BORBA, S.; MATTOS, C.; CABRAL, D.; SCHIMITH, C. O engajamento nos estudos e o ensino remoto de emergência: uma pesquisa com estudantes universitários. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.883 Acessado em: 1 setembro de 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.883
DE OLIVEIRA, J.; ZEZZO, L.; COLTRI, P. Projeto de extensão Entrando no Clima: Pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 2, p. 99-112, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2023v14n2.13065 Acessado em: 30 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2023v14n2.13065
DE OLIVEIRA, S.; MOTTA, R.; COSTA, S.; CALVOSA, M.; OLIVEIRA, A.; GARCIA, D. Em busca de um Software de Apoio a Pesquisas Qualitativas: o caso de uma unidade de ensino e pesquisa de uma universidade pública brasileira. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v. 41, p. 164-178, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8610689 Acessado em: 26 ago. 2024.
FARIA JUNIOR, M.; SILVEIRA, S. O WhatsApp e a Plataformização no Brasil: uma descrição densa dos agentes articulados nas práticas de controle mediadas pela plataforma. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 46, p. e2023136, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-58442023136pt Acessado em: 22 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-58442023136pt
FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão. EaD em Foco, v. 14, n. 2, p. e2255-e2255, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255 Acessado em: 14 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255
FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. ELABORAÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS E CRÍTICAS A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: relato técnico de uma experiência em extensão universitária. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, 2023, São Paulo. 9º EMPRAD. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/9/anais/arquivos/171.pdf Acessado em: 2 abr. 2024.
FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Curso de Administração - CEDERJ. 2023b. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/cursos/administracao/ Acessado em: 15 nov. 2023.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2023.
HAYDU, V.; FREITAS, M.; MELO, C.; SOUSA SANTOS, D.; UEDA, G.; CELLI, L.; OGATA, M. Inserção social de estudantes universitários na promoção da educação ambiental: uma contribuição ao desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 6, p. e3335-e3335, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.7769/gesec.v15i6.3335 Acessa em: 15 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v15i6.3335
IMPERATORE, S. Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858 Acessado em: 07 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858
JESUS, C.; LUIZ RATTON, J. CAMPO, T. ENCARCERAMENTO EM MASSA E PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO RIO GRANDE DO NORTE. Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, v. 28, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12660/cgpc.v28.87987 Acessado em: 16 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.12660/cgpc.v28.87987
LESSA, B.; LEITÃO, D.; SILVA, T. Tecnologia digital e educação continuada: o projeto de extensão sala aberta em tempos pandêmicos. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 171-186, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912 Acessado em: 23 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912
LIAO, T. ALMEIDA, S.; KOZERSKI, W.; HONORATO, V.; MOTTA, M. A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais: a Perspectiva de um Curso de Extensão Universitária atrelado à Formação Inicial. EaD em Foco, v. 13, n. 1, e2035, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2035 Acessado em: 8 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2035
MARTINS, D. J.; OLIVEIRA, F. C. S.; DE OLIVEIRA, L. M. S. R. O Empreendedorismo social na Academia HackTown: um relato de experiência num projeto de extensão inovador. Revista Semiárido De Visu, v. 12, n. 2, p. 997-1011, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.472 Acessado em: 14 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.472
MELLO, S.; MEIRIÑO, M.; LEAL FILHO, W.; SAMPAIO, T. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736 Acessado em: 07 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362022003003736
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Plataforma Universidade 360º. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/universidade360/painel-universidade-360 Acessado em: 1 jul. 2024.
MIRANDA, F.; AMARAL, M. Um panorama das ações extensionistas desenvolvidas em cursos superiores de computação. Educação em Revista, v. 39, p. e38875, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469838875 Acessado em: 26 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469838875
MUSSI, R.; FLORES, F.; ALMEIDA, C. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 Acessado em: 01 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
NASU, V.; SASSO, M. A bolsa faz diferença? Uma análise do desempenho acadêmico de alunos bolsistas de cursos de graduação da área de negócios. Education Policy Analysis Archives, v. 29, n. January-July, p. 99-99, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5876 Acessado em: 14 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5876
NERI, F.; DA SILVA, M.; DOMINGUES, J.; SILVA DE SOUSA, L. Uma década do Curso de Serviço Social na Unila: formação profissional, desafios e perspectivas. Emancipação, v. 24, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.24.2422521.012 Acessado em: 15 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.24.2422521.012
PIEKARSKI, A.; MIAZAKI, M.; ROCHA JUNIOR, A.; MILITÃO, E.; SILVA, J. Programação competitiva em um projeto de extensão para o ensino técnico em informática. Revista Conexão UEPG, v. 19, n. 1, p. 1-14, 2023. Disponibilizado em: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v19.21239.018 Acessado em: 30 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21239.018
SANTOS SILVA, F.; DE LIMA, G.; ALVES, R. Projeto de Extensão: formação de professores/as para cumprimento da Lei n° 11.645/2008 no currículo de escolas públicas municipais de Coari/Amazonas. Revista de Educação Popular, v. 22, n. 3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REP-2023-70490 Acessado em: 15 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2023-70490
SOARES, L.; COLARES, M. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41 Acessado em: 26 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wellington dos Santos Fortunato, Marcello Calvosa, Joao Luis Alves Pinheiro, Ademir Ribeiro Predes Junior, Manoel Messias da Silva Valdevino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).