TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Aristides Costa de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.445

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Alunos com deficiência, Acessibilidade digital.

Resumo

As Tecnologias Assistivas (TA) são hardwares e softwares desenvolvidos para servir como ferramentas de acessibilidade digital de pessoas com deficiência. Este estudo é uma revisão bibliográfica que objetiva produzir reflexões sobre aplicabilidade de TA em processos educativos, nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA) nos cursos de Educação a Distância (EaD). Foram utilizadas as pesquisas educacionais de Vygotsky, Bronfenbrenner e Mantoan como referenciais teóricos. A escolha de uma TA, depende da avaliação por uma equipe multidisciplinar, da especificidade clínica da deficiência e as preferências do usuário. É aconselhável o AVA ser formatado com um Desenho Universal e com recursos de acessibilidade digital compatíveis aos padrões da W3C, WCAG 2.0 e eMAG.

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Biografia do Autor

Aristides Costa de Queiroz

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2002) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012).  Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Educacionais (2004), especialização em Ensino a Distância pela Universidade do Estado da Bahia (2016) e especialização em Mineração e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018). Tem experiência na área de Educação e suas Tecnologias e na área de Engenharia Agronômica, com ênfase em Engenharia Agrícola, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fitotecnia, Zootecnia e Extensão Rural.

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Publicado

2019-10-22

Como Citar

Queiroz, A. C. de. (2019). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 6(2), 349–359. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.445