O ENSINO HIBRÍDO E A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO SER-TÃO MARANHENSE

Autores

  • Aline Borba Alves Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.485

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino Hibrido. Sertão. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais.

Resumo

A pesquisa visa compreender o ensino híbrido, a ressignificação das práticas pedagógicas e o uso das tecnologias digitais na promoção do saber nos espaços educacionais no sertão maranhense no século XXI. Portanto, dentro da perspectiva pedagógica a pesquisa contribui na compreensão do hibridismo no processo de ensino aprendizagem e na representação de sertão em seus aspectos múltiplos, evidenciando as práticas educacionais na era das tecnologias digitais. Uma vez que, a educação plural potencializa o desenvolvimento da aprendizagem nos espaços educativos, em suas relações de singularidades e possibilidades. A abordagem metodológica é de cunho bibliográfico e fundamenta-se em autores como Bacich (2015), Levy (1999), Certeau (1994), Albuquerque (2005) entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Borba Alves, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada e especialista em História, graduanda em Pedagogia e pós graduanda em Educação Especial Inclusiva.

Referências

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez; Recife: Massangana, 2005.

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. 2011.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BACICH,L; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015.

BACKES, L. O Hibridismo Tecnológico Digital na configuração do espaço digital vir-tual de convivência: formação do educador. Inter Ação, vol. 40 n. 3. Goiânia, Set - Dez, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: 70. ed., 1977.

BELLONI, Maria Luisa. Educação a Distância. Campinas, Autores Associados, 2006.

CARVALHO, Marília Gomes. Tecnologia, Desenvolvimento Social e Educação Tecno-lógica. Educação & Tecnologia, Curitiba, CEFET-PR, v. 1, n. 1, p. 70-87, 1997.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

______. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Ação Política. Belém: Imprensa Nacional, 2005.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B. & STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Maio de 2013.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1995.

GARCIA, Vanda Dolci. A Tecnologia Educacional na Prática Pedagógica dos Profes-sores de Ensino Médio em Escolas Estaduais de Curitiba-PR. 2002. Dissertação (Mes-trado em Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2002.

GHIRALDELLI, Jr. História da educação brasileira. Ed.14. São Paulo. Cotez, 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEVY, Pierrel. Cibercultura, Trad. Carlos Irineu da Costa, 1ª edição, 1ª Reimpressão,

São Paulo: Editora 34, 1999.

MAZON, M. J. S. TPACK (Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Tecnológico): Re-lação com as diferentes gerações de professores de Matemática. 2012. 124 f. Dis-sertação (Mestrado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012.

MORAES, M. C. (org.). Tecendo a rede, mas com que paradigma? Educação a Dis-tância - Fundamentos e Práticas 2002.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2002.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

NORONHA. F.P.T. A Construção Do Conhecimento De Algoritmos No Contexto Do Hibridismo Tecnológico: Análise Da Prática Pedagógica Aplicada No Ifrs. Unilasalle – CANOAS, 2016.

PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena. Tecnologia e Educação: Algumas conside-rações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. 2012.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. NBC University Press, v. 9, n. 5, oct. 2001.

PRIOSTE, Cláudia Dias. O adolescente e a Internet: laços e embaraços no mundo vir-tual. 2013. 361 p. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2013.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1985.

SANTOS, E. Educação on-line como campo de pesquisa-formação: potencialidades das interfaces digitais. In: SANTOS, Edméa; ALVES, Lynn. (Org.). Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais. 1ed. Rio de Janeiro: E-PAPERS, 2010.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

Alves, A. B. (2019). O ENSINO HIBRÍDO E A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO SER-TÃO MARANHENSE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 6(2), 251–261. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.485

Edição

Seção

Dossiê Ensino Híbrido ou Blended Learning