A sobrevivência da arte: novas práticas de coral univers´itário em tempos distantes

Autores

  • Leonardo Rocha de Almeida Centro Universitário La Salle Universidade Federal de Ciências da Saúde Porto Alegre Prefeitura Municipal de Porto Alegre http://orcid.org/0000-0002-8116-7405
  • Marcelo Rabello dos Santos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, marcelors@ufcspa.edu.br https://orcid.org/0000-0001-6597-9422

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.728

Palavras-chave:

Música, Coral Universitário, Tecnologia, Extensão Universitária

Resumo

Este relato de experiência apresenta e discute as estratégias adotadas por um coro universitário durante o ano de 2020 no contexto da pandemia de COVID-19. Através do uso de diferentes softwares e plataformas de educação a distância, foram mantidas as atividades musicais do grupo, que é uma ação de extensão universitária. Os resultados artísticos foram divulgados principalmente no YouTube, em que cada uma das oito produções atingiu pelo menos cerca de mil visualizações. Um questionário on-line de avaliação foi preenchido pelos extensionistas, que relataram sobre: i) adaptação ao uso de tecnologia; ii) valorização de realizar atividades durante o distanciamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Rocha de Almeida, Centro Universitário La Salle Universidade Federal de Ciências da Saúde Porto Alegre Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutorando em Educação pelo Centro Universitário La Salle (Unilasalle/RS). Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Especialista em Mídias na Educação e em Coordenação Pedagógica, ambos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Orientação Educacional: Teoria e Prática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) Alfabetização pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá (BARÃO). Pedagogo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - Laureate International University (UniRitter) Graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Pós-Graduando em Psicopedagogia institucional pela Faculdade Educacional São Luís. Atualmente, professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Porto Alegre, Bolsista de Pós-Graduação do UNASUS/UFCSPA. Participa do projeto de pesquisa "Trajetórias de escolarização e profissionalização de alunos com deficiência no ensino superior". Representa a Sociedade Civil Organizada na Comissão Própria de Avaliação(CPA) do UniRitter. Possui experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas redes municipais de Sapucaia e Guaíba e na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS); Tutor das licenciaturas do Centro Universitário Internacional UNINTER - Polo Porto Alegre Centro. Participou do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como professor Alfabetizador, além de ter estudado com profundidade o programa durante o mestrado e as especializações. Compôs o Conselho de Professores da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho da Bandeira A Educação Precisa de Respoostas durante toda a existência do conselho (2013-2015). Tem interesse nos seguintes temas: Didática, Alfabetização, práticas inovadoras.

Marcelo Rabello dos Santos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, marcelors@ufcspa.edu.br

Graduado em Música com habilitação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2003. Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2019. Atua como regente do Coral UFCSPA e da Banda Comunitária da UFCSPA.

Referências

ALONSO, K. M.; SILVA, D. G. A educação a distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p. 499-514, jun., 2018. DOI: 10.1590/es0101-73302018200082.

CALABRE, L. A arte e a cultura em tempos de pandemia: os vários vírus que nos assolam. Extraprensa, v.13, n.2, p.7-21, jan./jun., 2020. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152 Acesso em: 30 out. 2020.

FAVERO, R. V. M. FRANCO, S. R. K. Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. RENOTE, v. 4, n. 2, dez, 2006.

HESMONDHALGH, D.; MEIER, L. M. What the digitalisation of music tells us about capitalism, culture and the power of the information technology sector. Information, Communication & Society, v. 21, n. 11, p. 1555-1570, 2018. DOI: 10.1080/1369118X.2017.1340498.

JOHANSEN, G. Sociology, music education, and social change: The prospect of addressing their relations by attending to some central, expanded concepts. Action, Criticism, and Theory for Music Education, v. 13, n. 1, p. 70-100, 2014. Disponível em: http://act.maydaygroup.org/articles/Johansen13_1.pdf. Acesso em: 31 out. 2020.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. v. 22, n. 140, p. 44-53, 1932.

SANTOS, M. R.; ALMEIDA, L. R. Coral UFCSPA: Cinco Anos de Inquietação. In: IV Encontro de Pesquisas Históricas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Anais[...] Porto Alegre: PPGH/PUCRS, 2017a. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/ephis/assets/edicoes/2017/arquivos/1.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

SANTOS, M. R.; ALMEIDA, L. R. Coral UFCSPA e o uso das tecnologias para uma inclusão na contemporaneidade. Revista Redin, v. 6, n. 1, 2007b. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/629. Acesso em: 30 out. 2020.

SANTOS, Marcelo Rabello; BRASIL, A. C.; ALMEIDA, Leonardo Rocha. Coral UFCSPA: Cinco anos de música e cidadania. In: 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Cultura. Anais... Foz do Iguaçu: Proex/UNILA, 2017 Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/ 3818/SEURS_939-944.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 out. 2020.

VOLGSTEN, U.; PONTARA, T. Domestic space, music technology and the emergence of solitary listening: tracing the roots of solipsistic sound culture in the digital age. Svensk tidskrift för musikforskning, v. 99, n. 1, p. 105-123, 2017. Disponível em: https://oru.diva-portal.org/smash/get/diva2:1172224/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Rocha de Almeida, L., & Santos, M. R. dos. (2021). A sobrevivência da arte: novas práticas de coral univers´itário em tempos distantes. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.728