O distanciamento social e a formação de professores na modalidade semipresencial: relato das vivências no curso de Ciências Biológicas no Polo Magé/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.834

Palavras-chave:

Covid-19, Educação a Distância, Teoria Ator-rede, CEDERJ

Resumo

O manuscrito tem como objetivo relatar as adaptações na Educação a Distância (EaD) do Consórcio CEDERJ após o início do distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, com enfoque no curso de licenciatura em ciências biológicas. Para isso, a antropologia das ciências e das técnicas ou teoria ator-rede foi escolhida como referencial teórico-metodológico, aliada ao procedimento etnográfico virtual de pesquisa. Os resultados mostram que após o início do distanciamento social diversas adaptações foram realizadas com o intuito de dar prosseguimento ao semestre letivo, exclusivamente, de forma on-line. Durante esse período, pôde-se perceber e compreender as dificuldades de adaptação à realidade atual, contudo, a satisfação dos estudantes do curso de ciências biológicas apresentou crescimento, o que evidencia uma possível evolução no processo de ensino-aprendizagem on-line do CEDERJ durante o período pandêmico. Por fim, cabe ressaltar a importância da EaD no que diz respeito à formação docente em meio ao enfrentamento de desafios vivenciados na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Adriel Alexsander Monteiro de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, adrielcastrobfr229@gmail.com

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UERJ, foi aluno de iniciação científica (IC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por dois anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria ator-rede, formação de professores, educação a distância e etnografia.

Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, fatima_kzam@yahoo.com.br

Formada em Licenciatura em Química e em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui Mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pelo Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ. É Especialista nas áreas de Educação Matemática e Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância. Professora do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1994, foi diretora do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo de 2003 a 2011 e Diretora Adjunta de Tutoria da Fundação CECIERJ de 2012 a 2013. Atualmente é Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UERJ atuando junto aos cursos semipresenciais de licenciatura da universidade. Possui experiência na área de Bioquímica, Processos Bioquímicos e Educação, com ênfase em Educação a Distância, principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, educação ambiental, formação de professores.

Celly Cristina Alves do Nascimento Saba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, celly.saba@uerj.br

Possui graduação em Ciências Biologicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é coordenadora do curso de ciências biológicas da Fundação Cecierj Consórcio Cederj, membro do CEA da Fundação Cecierj Consórcio Cederj, professora  do Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina e Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ratos, tireóide, morfologia, diabetes mellitus e educação a distância.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Castro, A. A. M. de, Lacerda, F. K. D. de, & Saba, C. C. A. do N. (2022). O distanciamento social e a formação de professores na modalidade semipresencial: relato das vivências no curso de Ciências Biológicas no Polo Magé/RJ. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1), 1–23. https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.834