Boletim eletrônico lll PromovEAD

A terceira edição do PromovEAD foi realizada pela Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) da Universidade Federal de Mato Grosso e Associação Universidade em Rede (UniRede). O evento aconteceu nos dias 2 e 3 de Agosto de 2017, no Auditório da Secretaria de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. O PromovEAD tem por objetivo abordar a importância da comunicação institucional para a divulgação da educação pública aberta e a distância no país, dentro e fora das instituições de ensino público, por meio de atividades como conferências, mesas-redondas, debates e apresentação de trabalhos.

O PromovEAD constituiu-se como um espaço para troca de conhecimento entre profissionais da área de comunicação, dirigentes, colaboradores de secretarias e centros de educação aberta e a distância de instituições públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e de instituições públicas de ensino que ofertam cursos técnicos (nível médio profissionalizante) a distância.

As discussões foram organizadas a partir de dois eixos: Eixo 1 – Experiências Institucionais de Comunicação da Educação Aberta e a Distância; Eixo 2 – Estratégias de Comunicação em Educação Aberta e a Distância

Primeiro dia do Evento

Durante a solenidade de abertura do PromovEAD, a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, anunciou a aprovação, pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, do curso de graduação em gestão pública para reeducandos do sistema prisional, que será ofertado pela Universidade na modalidade a distância. A proposta da UFMT, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), também tem o apoio e orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A programação do primeiro dia do evento contou com duas conferências.  A primeira, proferida pela professora Kátia Morosov, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, pontuou e caracterizou a Educação Presencial, a Educação a Distância e a Educação Aberta a partir de suas especificidades, tomando por base aspectos legais e acadêmicos.

A segunda conferência do dia, com a professora Mariângela Sólla López, da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, tratou da notícia em uma organização e teve como objetivo apresentar estratégias para a promoção e divulgação das atividades de Educação Aberta e a Distância das instituições públicas.

Professora Katia Morosov (UFMT)

Professora Mariângela Sólla López (UFMT)

Ainda na manhã do dia 2 de agosto foi realizada a primeira mesa-redonda: Perspectivas para a divulgação da Educação Aberta e a Distância no Brasil e no Exterior, com os convidados Carlos Modernel Lenuzza, diretor de Educação a Distância da CAPES/MEC; Maria das Graças Nery, coordenadora-geral de Tecnologias Educacionais e EaD da SETEC/MEC; Rossana Valéria de Souza e Silva, diretora executiva do Grupo Coimbra; e Alexandre Martins dos Anjos, representante da Região Centro-Oeste na UniRede e Secretário de Tecnologia Educacional da UFMT (mediador).

No período vespertino foram discutidas as “Estratégias para promoção e desenvolvimento da Educação Aberta e a Distância no Brasil em instituições públicas de Educação”. Os convidados desta mesa-redonda foram o diretor administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani; o presidente da Câmara EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e reitor da UDESC, Marcus Tomasi; Maria Lúcia Cavalli Neder, ex-reitora da UFMT; e a presidente da UniRede, Ivete Martins Pinto (FURG). Como mediadora da mesa-redonda estava a professora Maria Teresa Menezes Freitas (UFU), vice-presidente da Unirede.

Maria das Graças Nery (Setec/MEC), Carlos Lenuzza DED/Capes ,

Rossana Souza e Silva (Grupo Coimbra) e Alexandre Martins dos Anjos (UFMT)

Maria Lúcia Cavalli Neder (UFMT), Wilson Conciani (Conif), Ivete Martins Pinto (UniRede),

Marcus Tomasi (Udesc) e Maria Teresa Menezes Freitas (UniRede)

Como parte da programação científica foram apresentados ao comitê científico artigos produzidos pelos profissionais da área de comunicação, dirigentes, colaboradores de secretarias e centros de educação aberta e a distância de instituições públicas de ensino superior (licenciatura, bacharelado e tecnológicos) e de instituições públicas de ensino que ofertam cursos técnicos (nível médio profissionalizante) a distância.

Assim, para encerrar as atividades do primeiro dia do PromovEAD foi organizada a apresentação dos trabalhos (pôsteres). Antecedendo a esta atividade o Quinteto de Cordas do Projeto de Extensão UFMT com a Corda Toda, coordenado pelo professor do Departamento de Música da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, Oliver Yatsugafu, se apresentou no saguão da Secretaria de Tecnologia Educacional.

Apresentação de trabalhos científicos

Apresentação do Quinteto de Cordas do

Projeto UFMT com a Corda Toda

Segundo dia do Evento

O segundo dia do III PromovEAD começou com a apresentação de trabalhos (pôsteres) no saguão da Secretaria de Tecnologia Educacional. E logo em seguida, a primeira mesa-redonda discutiu: Como promover e dar visibilidade à Educação Aberta e a Distância em Instituições Públicas? A mesa teve por objetivo ouvir as experiências dos profissionais da área de comunicação e dirigentes de EAD das instituições públicas de ensino, promovendo um debate sobre como poderíamos melhorar a acomunicação interna e externa promovendo a visibilidade da Educação Aberta e a Distância.

Para discutir a temática foram convidadas a representante das Universidades Federais na UniRede, Elisa Tuler de Albergaria (UFSJ); a representante dos Institutos Federais na UniRede, Aline Pinto Amorim (IFRJ); e a representante das Universidades Estaduais na UniRede, Gabriela Maria Dutra de Carvalho (UDESC). Marcelo Marques Araújo (UFU) foi o mediador desta mesa.

Gabriela Carvalho (Udesc), Elisa T. Albergaria (UFSJ),

Aline Pinto Amorim (IFRJ) e Marcelo Marques (UFU)

Mára Lúcia Carneiro Fernandes, editora-chefe da Revista EmRede

Reuniões Pré-Evento

  • Mestrado Profissional em Rede – Na manhã do dia 01 de agosto, a professora Katia Morosov (UFMT) coordenou a reunião via webconferência com as instituições parceiras sobre o Mestrado Profissional em Rede, tendo como objetivo a composição do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do projeto do novo curso. Participaram do encontro os integrantes do Comitê de Coordenação Política (CCP-Unirede) e representantes da UFRN, IFRN, UFJF, UFMT, UFAM, IFES, UFSB, UFPR, UFBA e UNIPAMPA.
  • Comitê de Coordenação Política – Ainda no dia 01 de agosto, aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a reunião de trabalho do CCP-UniRede. Na pauta de discussões, Prêmio UniRede 2017, sede do ESUD 2018, lançamento do edital para o Processo Eleitoral, entre outros assuntos.

Reunião do Comitê Político da UniRede

Histórico do PromovEAD

A Educação a Distância ainda carece de maior divulgação nas comunidades acadêmicas e na sociedade, para que sejam superados pré-conceitos e para que suas potencialidades sejam plenamente aproveitadas para ampliar a inclusão e acessibilidade ao ensino superior.

Nessa perspectiva, o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais propôs, em parceira com a UniRede, a realização de um encontro dos coordenadores e profissionais de comunicação dos centros de apoio das instituições públicas de ensino superior ofertantes de cursos na modalidade a distância, batizando o evento de PromovEaD: Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil .

O evento, realizado em maio de 2015, reuniu mais de 200 inscritos, envolvendo relatos de experiências e estratégias de comunicação para aumento da visibilidade da educação pública na modalidade a distância no país e a discussão sobre a receptividade de pautas sobre educação a distância na mídia.

Buscando ampliar a discussão sobre como são realizadas as ações de comunicação para divulgação da EaD nas instituições públicas de ensino superior, a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação Universidade em Rede, UniRede, realizou o II PromovEaD: Estratégias de Comunicação para a Educação a Distância em Diferentes Contextos . O evento contou também com o apoio da equipe do Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão – PROCAC, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, na organização e divulgação.

Com o tema “Educação Aberta e a Distância em uma perspectiva institucional e de comunicação em rede”, a terceira edição do PromovEAD foi realizada nos dias 2 e 3 de agosto de 2017, no auditório da SETEC –  UFMT Câmpus Cuiabá, e contou com a participação de dirigentes da área de Educação Aberta e a Distância e assessores de comunicação. A proposta do evento do III PromovEAD envolveu a Educação Aberta e a Distância em uma perspectiva institucional e de comunicação em rede para analisar e refletir sobre como utilizá-las para superar as críticas e desafios dessas modalidades de ensino.

A UniRede

A UniRede tem hoje um importante papel para consolidação de três eixos que poderão contribuir para garantia da qualidade acadêmica dos programas de EaD. São eles:

  1. Avaliação e acompanhamento de processos e projetos de EaD, junto às instâncias do MEC,
  2. Organização da Associação UniRede com caráter de sociedade científica,
  3. Cooperação e interlocução inter-istitucional visando contribuir com políticas públicas e com a filosofia do trabalho em rede.

Deste modo, com a manutenção de um sistema de rede, a UniRede pode ajudar no processo de consolidação das políticas públicas para uma Educação a Distância de qualidade de todo o sistema público brasileiro. Além do PromovEAD, a UniRede realiza anualmente o Congresso Brasileiro de Ensino Superior e a Distância (ESUD) e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância.

A UniRede é uma Associação da qual participam instituições públicas de ensino superior (IES públicas), envolvidas com Educação a Distância, em um modelo associativo similar ao da Andifes, Abruem e Conif.

Neste sentido, de acordo com o Estatuto e Regimento, apenas IES públicas podem filiar-se. Para isto, a instituição interessada em se filiar ou alterar algum dado dos representantes deve encaminhar (e/ou atualizar) a ficha de inscrição, assinada por seu dirigente máximo, indicando os dados (atuais) do Representante Institucional e seu suplente, para:

A/C Ivete Martins Pinto
Universidade Federal de Rio Grande – FURG
Secretaria de Educação a Distância – SEaD
Av. Itália KM 8 – Campus Carreiros
Rio Grande – RS
CEP: 96203-900

 

Posted in Notícias.