Confira a Abertura do Seminário Nacional UniRede 2019

Confira o primeiro dia do Seminário Nacional UniRede

Aconteceu em Brasília, nos dias 4 a 6 de junho, o Seminário Nacional UniRede. Sediado na UnB, o seminário tem o objetivo de discutir Políticas Públicas para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da EAD no Brasil

Letícia Lopes Leite

A professora Letícia Lopes Leite, representando a Reitora da Universidade de Brasília, parabenizou a todos pela iniciativa e engrandeceu a proposta de discutir a educação aberta e a distância.

 

É importante termos espaços como este para que possamos trazer os questionamentos, as experiências e levar a educação para toda a população.

 

Alexandre Martins dos Anjos

O Presidente da UniRede, Alexandre M. dos Anjos, salientou que o Seminário propicia um momento importante de aproximação do parlamento para dialogarmos sobre a educação brasileira, principalmente na modalidade a distância que inclui democraticamente as mais diversas pessoas em diversas situações. O momento caracteriza-se como um marco que oportuniza debater a educação a distância com a presença das inúmeras entidades que representam a educação nos diferentes pontos do país.  O Presidente ainda relembrou que a UniRede foi criada em 1999 e sempre buscou estratégias para o acesso à educação às regiões menos favorecidas do país. Das discussões das instituições associadas, surgiu a proposta do Programa Universidade Aberta e destacou que programas e projetos em rede que geram as mudanças significativas na educação brasileira. O presidente da UniRede explica que os cursos da modalidade a distância são os responsáveis pela integração e reintegração de pessoas na sociedade, prova disto são os programas de atendimento socioeducativo no sistema prisional que funciona, também, em modalidade a distância. “A educação a distância não vai apenas onde o acesso é difícil, a educação a distância vai até onde ninguém quer ir”, afirma Alexandre dos Anjos. “Nosso objetivo é fazer com que os alunos de qualquer universidade, de qualquer instituição, federal ou estadual aprendam onde quer que estejam”, afirma o presidente da UniRede.

O objetivo do Seminário Nacional UniRede este ano é discutir as políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico do ensino a distância, pois existe uma necessidade de aperfeiçoamento das discussões para uma educação forte, reduzindo os riscos. “É possível desenvolver, mesmo com os riscos das dificuldades orçamentárias, mas educação de qualidade”, pontua Alexandre.

 

Welinton Baxto

O representante da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Welinton Baxto considera que as instituições saiam do papel de implementadores das políticas públicas e passem a ser protagonistas destas ações, como a UniRede está agindo neste momento. Baxto expõe ainda que um dos problemas mais aparentes nos assuntos pertinentes à educação são os modelos de gestão: financeira, acadêmica etc. “Se temos uma gestão fraca, vai afetar na qualidade”, afirma Baxto.

Para dar sequência à abertura do evento, o representante da CAPES, Luiz Lira, fez uso da palavra. Primeiramente, para agradecer à todas as autoridades presentes que doaram seu tempo para discutir um assunto tão importante quando a educação, principalmente na modalidade que mais tem crescido e apresentado resultado positivos atualmente, que é a modalidade a distância.

Lira relata que a CAPES coordena o programa Universidade Aberta do Brasil, responsável pelo apoio à formação de profissionais ao longo do Brasil e entende que a inserção da tecnologia no ensino é essencial hoje para que haja a flexibilidade na troca de informações e conhecimento.

 

Luiz Lira

 A Universidade Aberta do Brasil tem hoje mais de 900 polos em atividade e os recursos são escassos para a manutenção dos cursos neste momento.

A Deputada Federal Rosa Neide comenta que algumas experiências negativas ou mal interpretadas tornam confuso a compreensão do que realmente é educação a distância.

Contou que participou das ações da Universidade Federal de Mato Grosso que foi a primeira instituição de ensino superior a fornecer disciplinas na modalidade a distância. “É uma honra, antes de ter qualquer tecnologia, tínhamos um material de extrema qualidade que chegava com cadernos em todos os cantos do estado e todos tiveram acesso à informação.

Rosa Neide

Lembrou da importância de termos projetos de Estado para a educação, e não só projetos de governo, dando continuidade ao que já estão funcionando e melhorando aquilo que precisa ser corrigido. Para finalizar sua participação a deputada colocou a Câmara Federal à disposição para auxiliar na luta pela EAD, apoiando as iniciativas da UniRede.

 

Uma das principais pautas da UniRede é estimular e promover um ensino a distância, em rede e o senador Flávio Arns destaca que não existe um país desenvolvido com uma educação que não tenha qualidade.

Flávio Arns

Um país desenvolvido trabalha em rede e é preciso compartilhar e divulgar o que cada instituição tem a oferecer. Eu quero colocar o Senado à disposição da UniRede, pois podemos atuar na comissão de educação para expor as políticas públicas e nos articularmos. Porque eu considero que com a UniRede poderemos dar conta da formação dos professores. Nos colocamos a disposição. Sou fã do trabalho da UniRede, finaliza o senador.

 

Marcus Tomasi

“É no momento de crise que a gente cria”, enfatizou o reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina, prof.  Marcus Tomasi. Ele afirma que a educação a distância está “vivendo um momento de ouro, quem disse que para educar é preciso estar dentro de quatro paredes?”. O momento atual exige que disciplinas híbridas, que o uso de novas tecnologias e a educação a distância ganhem visibilidade, que tenham papel importante para que não hajam restrições para o acesso ao ensino. “É um bom momento para assumirmos o protagonismo”, finaliza.

O professor Uberlando Leite, Reitor do Instituto Federal de Rondônia, aqui representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) apresenta questionamentos sobre os motivos pelos quais a educação em algumas regiões do país não é tão evoluída quanto em outras.

Uberlando Leite

“As instituições de ensino particulares só se instalam onde há um retorno financeiro de alguma forma”, lamenta Uberlando, destacando a importância do ensino público proporcionar acesso nesses locais.

Um país com uma grande extensão como o Brasil traz inúmeros benefícios, como também traz algumas dificuldades. Uberlando expõe que 10% dos alunos de ensino médio conseguem se inserir no ensino superior e que o problema é a falta de pessoas que modifiquem essa situação e tragam resultados positivos. “Não há possibilidade de crescimento sem olhar para as pessoas que estão lá embaixo, não dá para alcançar a todos com o ensino presencial. A educação a distância é essencial”.

A tarde de abertura do Seminário Nacional UniRede constitui-se como ponto de partida para os debates e experiências sejam retomados na audiência pública que acontecerá nesta quinta-feira, 06 de junho, na Câmera dos Deputados de Brasília. Articular as políticas públicas para a educação a distância no Brasil é salutar.

 

Galeria de Fotos

Posted in Notícias.