Confira o que rolou no Seminário Regional UniRede Sul (2019)

O Seminário Regional UniRede – SUL – foi iniciado com a palavra do Prof. Luis Otoni Meireles (IFSUL) – Representante da Região Sul e Coordenador geral do evento. A Profa. Karina Marcon (UDESC) – Representante das IES Estaduais – deu as boas vindas em nome da UDESC, que propiciou as instalações e apoio para realização do evento. Por fim, o Sr. Reitor da UDESC e atual  Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM, , Prof. Marcus Tomasi , falou da importância desses espaços de discussão e defesa da educação pública, desejando sucesso ao evento.

Na sequência, a profa. Mára Lúcia Carneiro, representante das Universidades Federais no Conselho de Coordenação Política da UniRede, apresentou as principais realizações da Gestão 2018/2019 e os presentes trouxeram suas dúvidas sobre as questões apresentadas, bem como fizeram sugestões de parcerias e contribuições para a atual gestão. Para encerrar a abertura do evento, apresentou-se o site da UniRede e as mídias sociais (Facebook e Instagram), convidando todos a acompanharem as notícias e novidades, ali divulgados.

No período da tarde, os trabalhos iniciaram os relatos do prof.  Adriano Marcos Fuzaro (Diretor Administrativo da EaD – IFPR), que apresentou a Experiência EaD com prefeituras e estado do Paraná e o prof. Paulo José Evaristo da Silva (IFSP), que relatou como as parcerias interinstitucionais podem viabilizar a oferta de cursos em tempos de crise, seguido da apresentação e relatos dos presentes. Esse debate foi enriquecido pela participação de profs. de universidades federais, institutos federais, coordenadores UAB e coordenadores de polo, além da contribuição do representante da RNP. Por fim, após o intervalo, foi proposta uma dinâmica, com os participantes sendo divididos em pequenos grupos e cada grupo convidado a abordar uma das questões levantadas pelos palestrantes. Após o debate nos pequenos grupos, os relatores apresentaram as suas propostas de temas a serem aprofundados no Seminário Nacional, visando a construção do documento “Estratégias de financiamento, cooperação e sustentabilidade na EAD pública – Região SUL” .

Como utilizar a gamificação nos cursos EaD


Maria Isabel Accorsi

Na oficina “Como utilizar a gamificação nos cursos EaD”Oficina”, a professora Maria Isabel Accorsi demonstrou, por meio de práticas aplicadas, como introduzir a gamificação nos cursos de Educação de Educação a Distância (EaD), utilizando-a como elemento facilitador de aprendizagem e instrumento de motivação os alunos. Para isso, apresentou a experiência do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) envolvendo o uso da gamificação em alguns cursos de extensão a distância. O uso da gamificação nos cursos a distância envolve  uso da mecânica e das dinâmicas de jogos, como os desafios, as recompensas e os rankings visando melhorar a motivação, a confiança, a persistência e a aprendizagem do estudante em contextos educativos. Além de apresentar as experiências do IFSC e discutir aspectos importantes que devem ser considerados na utilização da gamificação na EaD – como conhecer o perfil do público para o qual o curso se destina, evitar infantilização/simplificação ou excessos no curso, dentre outros –  a palestrante realizou uma atividade prática na qual os participantes da oficina puderam vivenciar a edição de alguns recursos do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicando princípios de gamificação. A oficina proporcionou importantes reflexões sobre como esses princípios podem ser agregados na elaboração de  conteúdos e atividades de aprendizagem em cursos a distância.



A webconferência (MConf) como estratégia para EaD 


Mateus Rodrigues Oliveira

Ministrada por Mateus Rodrigues Oliveira  (Analista de Operações de Serviços de TIC, na Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP). Foi apresentada a versão atual do sistema de webconferência MConf, cujo acesso é aberto a todas as instituições públicas cadastradas na RNP, seguida da apresentação e experimentação da nova versão, adaptada para HTML5, a ser disponibilizada a partir de 01/06/2019.













Galeria de Fotos

Posted in Notícias.