Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

O Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2018, no Hotel Praiamar em Natal – RN. No dia 19 contou com a mesa “A pesquisa o ensino e a extensão na modalidade de Educação a Distância versus aspectos de conformidade técnica e jurídica” promovida em pareceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede). O debate teve como convidados os conferencistas: Fernando Otávio de Freitas Peregrino – Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Diego Souza Santos – Auditor do Controladoria Geral da União (CGU). Como debatedores estiveram presentes: Ilka Serra – Presidente do fórum de coordenadores UAB, Cristiano Maciel – representante das Fundações e Alexandre Martins dos Anjos – Presidente da UniRede.

A mesa foi mediada pela professora Maria Teresa Freitas da Universidade Federal de Uberlândia e Representante da região sudeste na UniRede. Após o levantamento de questões abordadas pelos debatedores os conferencistas explanaram seu trabalho e campo de atuação ao encontro dos desafios enfrentados pelas universidades públicas.

Ao final do debate a UniRede propôs a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) no âmbito de uma comissão instituída previamente pela referida Associação, intitulada: Gestão, Legislação e Normas no primeiro semestre do ano de 2018. O GT terá como finalidade o fortalecimento das instituições públicas de educação superior em parceria com órgãos de fomento, regulação e controle de políticas públicas brasileiras.
“Essa iniciativa é de grande importância para a educação pública brasileira, quando passa a contar com a contribuição de professores e pesquisadores que atuam em programas e projetos de EaD, e em especial, quando se observa a abertura de um canal de diálogo com órgãos de fomento e controle” – destaca o Prof. Alexandre M. dos Anjos – Presidente da UniRede.

Posted in Notícias.