Referatório de Objetos de Aprendizagem da EaD pública brasileira

Um Referatório é um site na web que não faz o armazenamento dos recursos propriamente ditos, mas organiza o acesso a repositórios que detêm recursos sobre determinado assunto. Buscando divulgar a produção de objetos de aprendizagem e recursos educacionais digitais das instituições públicas, reunimos aqui os links para os mais diversos repositórios instituições, focando naqueles voltados à educação a distância pública.

PROEDU – Acervo de Recursos Educacionais para Educação Profissional e Tecnológica

http://proedu.rnp.br/

O ProEdu é o repositório de objetos educacionais da rede profissional e tecnológica (Rede e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.Os objetos educacionais são armazenados e catalogados para acesso público universal nesse repositório, promovendo o compartilhamento e oferta de conteúdo educacional acessível como política pública do Estado, bem como a ampliação do conteúdo disponibilizado. Desta forma, o ProEdu garante que os materiais didáticos produzidos com recursos públicos, em especial, os financiados pela Rede e-Tec Brasil tenham distribuição gratuita e de maneira irrestrita.

INTERRED – Repositório de Conteúdos Didáticos Digitais – Instituto Federal do Ceará (IFCE)

http://interred.ifce.edu.br/ O EPCT Virtual é um espaço digital destinado a contribuir com a formação, informação, instrumentalização e comunicação de professores, pesquisadores, alunos e interessados em tecnologia educacional aplicada à Educação Profissional e Tecnológica.Uma das ferramentas da EPCT Virtual é o INTERRED que possui mais de 700 CDDs (Conteúdos Didático Digitais) que podem ser utilizados nas disciplinas da Educação Profissional e Tecnológica quer presencial, quer a distância.

SaberCom – Repositório de Objetos Educacionais Digitais – Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

http://www.sabercom.furg.br/

O Repositório SaberCom promove o livre acesso aos objetos digitais de aprendizagem criados para os cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e extensão oferecidos na modalidade de Ensino à Distância pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A missão do SaberCom é democratizar o acesso a estes objetos digitais e fomentar o uso, reuso e a criação de novos materiais educacionais digitais voltados ao aprimoramento do ensino e da pesquisa. Através deste espaço, a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG estimula o compartilhamento de saberes entre instituições de ensino e pesquisa, além de incentivar a cooperação criativa e intelectual entre professores, alunos e pesquisadores.

LUME – Biblioteca Digital: Recursos Educacionais – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

http://lume.ufrgs.br/

Inclui recursos educacionais produzidos na UFRGS e/ou por autores da UFRGS, todos com link para demonstração/exploração e disponível para download.

Acervo Digital – Recursos Educacionais Abertos – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/35989 Comunidade criada para abrigar a as coleções de Recursos Educacionais Abertos (REA) e Práticas Educacionais Abertas (PEA) produzidos na Universidade Federal do Paraná.

ARCAZ – repositório de Recursos Educacionais Abertos – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

http://arcaz.dainf.ct.utfpr.edu.br/rea/

Arcaz é um repositório online que tem o intuito de publicar e disponibilizar Recursos Educacionais Abertos para a comunidade acadêmica. Uma iniciativa de preservação e disponibilização de recursos e práticas educacionais e acadêmicas abertas, mantido pelo Departamento Acadêmico de Informática - DAINF / Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE / PET-Computando Culturas em Equidade - PET-CoCE / Projeto Compute você mesm@ da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Acervo digital – Objetos Educacionais – Universidade Estadual Paulista – UNESP

Pantheon – Repositóri institucional – Recursos educacionais – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/743

Coleta, preserva e divulga a produção acadêmica digital em todas as áreas do conhecimento.
São os ativos do repositório, além de teses e dissertações da UFRJ, artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos por professores, pesquisadores, funcionários administrativos e alunos de mestrado e doutorado.

Repositório Institucional – Recursos educacionais – Universidade Federal de Sergipe (UFS)

https://ri.ufs.br/handle/riufs/2144 Nesta comunidade encontram-se diversos recursos e objetos educacionais utilizados como materiais de ensino, pesquisa, aprendizado, e outras ferramentas didáticas de ensino.

GIZ- Repositório de Recursos Educacionais – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

https://www.ufmg.br/giz/repositorio-aberto-de-objeto-de-aprendizagem/ (O repositório será disponibilizado em breve)

O repositório de recursos educacionais da UFMG se configura em um espaço institucional criado exclusivamente para disponibilizar diferentes materiais de ensino, aprendizagem e investigação, em qualquer suporte digital, de acesso livre ou restrito (resumos), elaborados para fins de uso e apropriação nos cursos de graduação ou pós-graduação.

EduCAPES

https://educapes.capes.gov.br/

O eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós-graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos.O portal foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES,no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil , com o objetivo de publicizar, compartilhar e disseminar os materiais educacionais produzidos nos cursos ofertados - UAB.

ARES – UNA-SUS – Acervo de Recursos Educacionais em Saúde

https://ares.unasus.gov.br/acervo/

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES é o repositório digital da UNA-SUS onde são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais utilizados pelas instituições que compõem a Rede, em suas ofertas de cursos. É um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet.

O propósito deste acervo é preservar e tornar público os conteúdos educacionais voltados para os trabalhadores da saúde. Para atingir esse propósito o ARES é mantido por diversas instituições, que cooperam com base em diretrizes comuns, fomentam o acesso aberto e garantem a qualidade do que é disponibilizado.

MECRED – Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais

https://plataformaintegrada.mec.gov.br/

A partir de uma iniciativa do Ministério da Educação, surge em outubro de 2015 a proposta de reunir e disponibilizar, em um único lugar, os Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil. Com o objetivo de melhorar a experiência de busca desses Recursos, a Plataforma foi desenvolvida numa parceria coletiva entre: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professoras(es) da Educação Básica de todo o Brasil.

BIOE – Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Repositório criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais - RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI e outros. Esse Banco Internacional tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos - como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional - além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais. Este repositório está integrado ao Portal do Professor, também do Ministério da Educação.

Portal do Professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.