UNIREDE LANÇA PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA VIRTUAL DISCENTE

A Associação Universidade em Rede (UniRede) em parceria com instituições associadas, lançou no dia 29/07/2021 a convocatória e cronograma para Instituições Públicas de Educação Superior interessadas inscreverem-se e ofertarem vagas de mobilidade acadêmica virtual discente por meio do “Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” – 1ª edição 2021.

A participação no programa que inclui inscrição de estudantes, datas de início e término de ofertas de disciplinas está organizada em 3 etapas: 1. Da convocatória das IPES para primeira edição do programa; 2. Do cronograma e formalização das ofertas e 3. Da inscrição de estudantes no programa de mobilidade acadêmica virtual e datas de ofertas de disciplinas e componentes curriculares. (https://www.aunirede.org.br/portal/convocatoria-de-mobilidade-virtual-discente-001-2021/

O objetivo do programa (em sua primeira edição) é possibilitar que estudantes de ensino superior à distância, de todo o país, obtenham um vínculo temporário em mobilidade acadêmica virtual, podendo assim ingressar em cursos ofertados por instituições de ensino associadas à UniRede e cursar disciplinas, atividades complementares e/ou componentes curriculares de acordo com o Projeto Pedagógico de cada Curso.

Participar da dinâmica que inclui uma grande experiência com a vivência no contexto de outras instituições de educação superior, fazer novas amizades, cursar disciplinas ou componentes que o estudante tenha pendências, antecipar componentes do currículo, conhecer uma visão diferenciada sobre determinadas áreas de conhecimento ou ainda cursar disciplinas como atividades complementares, desde que previstas no projeto pedagógico de curso da instituição de origem sem sair de casa, são algumas das possibilidades que têm os estudantes de mobilidade acadêmica virtual.

É claro que todas essas atividades devem ser validadas por um plano de mobilidade acadêmica virtual discente a ser validado pelo colegiado do curso do estudante em sua instituição de origem.

Nesta primeira edição, o programa estará disponível apenas para estudantes de cursos definidos pelas Instituições ofertantes: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e Universidade Estadual de Goiás (UEG). Por isso, é importante verificar o edital de mobilidade da sua instituição. No início do primeiro semestre de 2021, instituições interessadas poderão participar do lançamento da segunda edição do programa, em convocatória específica a ser publicada no endereço da UniRede – www.aunirede.org.br.

Fique atento/a, pois as vagas ofertadas nesta primeira edição são limitadas e as inscrições já estão abertas! 

Estudantes de instituições que aderiram ao programa podem acessar o quadro de vagas no endereço: https://www.aunirede.org.br/portal/quadrovagasmobrede. Lá estão disponíveis informações sobre os cursos e instituições ofertantes desta 1ª edição do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente.

As inscrições podem ser realizadas na Plataforma de Mobilidade Acadêmica Virtual da UniRede no endereço: https://www.aunirede.org.br/mobrede/ – Período de: 30/08/2021 a 10/09/2021.

O Manual de inscrições do estudante pode ser consultado em no site da UniRede no endereço https://www.aunirede.org.br/portal/manualmobrede/

Outros links importantes:

A Convocatória Pública às Instituições –  https://www.aunirede.org.br/portal/convocatoria-de-mobilidade-virtual-discente-001-2021/

Manual de Mobilidade Acadêmica

Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas no e-mail da secretaria da UniRede secretaria.unirede.ufmt@gmail.com e pelo endereço de whatsapp acessível pelo seguinte número telefônico 65 3615-6243.

Alexandre M. dos Anjos
Presidente da Associação Universidade em Rede

Posted in Notícias.